Você já deve ter visto e pensado em como seria legal se disfarçar como outras pessoas. E no cinema isso é muito explícito através de filmes como a Mística de X-man e o agente Ethan Hunt de Missão Impossível. Mas e se eu pudesse te contar que aquelas máscaras realmente existem. Não do jeito que é representado do filme do Tom Cruise, mas com longas e demoradas horas. Mas que ao final, o resultado é o mesmo.

Essa é a função de Joanna Mendez, ela é uma aposentada e ex-chefe de disfarces da CIA, e que através desse vídeo, revelou um pouco de como era a sua função na agência. Em certos momentos, é possível vê-lá em ação quando ela resolve transformar uma mulher de meia-idade em um homem idoso. Outro aspecto, que o vídeo demonstra é como eram feitas as máscaras e seus detalhes precisos como a quantidade de dentes ou o formato do céu da boca para que o agente infiltrado possa mudar a sua voz.

A ideia principal, é fazer com que o agente se torne totalmente aposto as suas características físicas. Então se um agente é loiro de olhos azuis. A ideia era transformá-lo em moreno dos olhos castanhos. Em uma ocasião, a própria Joanna se disfarçou para visitar o Presidente da época ( George H. W. Bush ), e o próprio não percebeu que ela usava uma máscara.

O vídeo também mostra como um dos agentes troca rapidamente seu vestuário sem que as pessoas a sua volta percebam que ele está trocando de roupa, uma pauta boa é que o agente muda rapidamente o jeito de andar, comportamento, tudo isso através de sua postura. Isso indica o quanto os agentes estão preparados para entrarem em ação.

Um caso curioso, é que Joanna é esposa do maior chefe de disfarce de todos os tempos, Tony Mendez, que serviu de inspiração para o filme Argo, de Ben Aflleck. O filme relata uma das missões sucedidas por Tony durante a crise do Irã em 1980. Onde seis americanos, ficaram refugiados na embaixada canadense em Teerã. Para tirá-los de lá, o agente da CIA decide fazer um filme fictício como estratégia para resgatá-los. O filme foi um sucesso levando a levar várias estatuetas para casa como a de melhor filme do ano. 

Um beijo, um abraço e um carinho amoroso a todos.