Quem nunca caiu na curiosidade de digitar o próprio nome no Google e descobrir o que aparece? (Se você nunca tentou, uma pausa para isso. Google).


Se você tem menos de 30 anos, talvez apareça o resultado do vestibular ou alguma matéria que tenha escrito. Se for algo além disso, você corre o sério risco de ser uma celebridade da internet. O número de pessoas que se tornam famosas através desta ferramenta é cada vez maior. Tomemos como exemplo Ruth “
Sanduiche-iche” Lemos, Maria Alice “Tapa na Pantera” Vergueiro, Sônia “
Yutubiu”, entre tantos outros que tiveram vídeos divulgados no YouTube.


Apesar de ser difícil explicar como estes vídeos foram encontrados e se tornaram “hits” na net em tão pouco tempo, é compreensível, afinal de contas, eles são engraçadinhos. Mas como entender uma pessoa que fica famosa do nada, tirando fotos com famosos e postando sua vida em blogs? Julia Allinson é uma americana que se tornou, até o momento, a maior “Internet Celebrity”, segundo a edição de agosto de 2008 da revista americana
Wired. Tá… até agora não conseguimos entender o ela faz da vida, mas o caso é: seu blog é lido por mais de 10 mil pessoas diariamente.


O fato de esta fama vir tão rápido, talvez signifique que ela também vá embora na mesma velocidade. Mas isso não importa, por enquanto. A discussão sobre sua fugacidade, dará lugar, aqui, a uma discussão sobre o poder que ela tem de divulgar qualquer coisa. Qualquer mesmo. Julia Allinson comentou na revista Wired: “Essa tecnologia nos dá poder direto sobre nossa própria marca. No passado, eu precisaria ir atrás de um repórter ou de um representante de RP. Agora, nós somos nossos próprios publicitários.”.


Ou seja: agora, você não precisa mais mandar seu vídeo para o Big Brother e rezar para ser chamado, dá pra ficar famoso simplesmente postando-o no Youtube!


Está aí o ponto. A internet dá a possibilidade de qualquer um divulgar um produto ou a si próprio, ao mesmo tempo em que entretém, e quando isso acontece, o share of mind pode ser bem maior do que seria se a publicidade tivesse sido feita através de outras mídias. Julia, por exemplo, tem seu
blog e seu Twitter. Além disso, 404 posts sobre ela no Gawker, 420 vídeos no Youtube e 173.000 resultados no Google.


Outro ponto é que a notícia/ vídeo/ foto está lá para ser acessado a qualquer momento e quantas vezes as pessoas quiserem. Resta-nos esperar parar ver quem será a próxima celebridade do mundo virtual.


Marcela Alvarez, 12 de agosto de 2008 às 15:34h.