Sinapse por Mariana Carvalho

Achei interessantíssima a pesquisa feita pela ExactTarget, uma vez que ela vem abordar o enigma de muitas empresas: “Por qual motivo meus consumidores se afastam de mim?”. Uma coisa são as vendas abaixarem, outra é a rejeição ficar escancarada nas redes sociais. Foram pesquisados os motivos pelos quais os usuários de e-mails ou das redes sociais Twitter, Facebook recebem tantas rejeições dos consumidores, sejam por “Unfollow”,  “Unlike” ou “Unsubscribe”.

A pesquisa apontou 7 motivos pelos quais os consumidores se desvinculam de suas amadas marcas na internet. Muitos usuários (inclusive eu) deixam de seguir determinada marca no Facebook, por exemplo, devido a freqüência excessiva de postagens, seguido do Wall ficar lotado, fazendo com que os “lovers” passem a ficar de saco cheio das mensagens, tendo que apagá-las ou escondê-las, e em terceiro lugar, o unlinke é dado devido às postagens repetitivas e tediosas.

Abaixo, um gráfico da pesquisa para se ter noção da porcentagem de rejeição por parte dos internautas, em relação ao Twitter, Facebook e e-mails marketing.

Clique na imagem para ampliá-la.

O levantamento mostrou ainda que, apesar da postagem frequente ou dos e-mails excessivos, aquelas empresas que postam apenas uma vez por semana ou até mesmo menos que isso, acabam tornando-se obsoletas. Os usuários buscam qualidade e não quantidade, sabendo selecionar as informações relevantes.

A pesquisa ainda dá alguma dicas para não caminhar para o buraco do “break up your relationship”, como, por exemplo, estar de acordo com as regras do canal onde possui perfil; sempre estar conectado com as redes em que atua, dando suporte aos consumidores, além da postagem frequente (com qualidade) e passando uma mensagem clara; essas postagens, portanto, não devem ser tão promocionais demais, senão, já sabe, né? Menos 1 zilhão de Likes.

No ponto em que chegamos, em que as marcas conseguem interagir bem mais com seus consumidores através da internet – esse tipo de relacionamento nunca acabará (olha que amor verdadeiro!), basta as marcas saberem se preocupar cada vez mais, conseguindo compreender e buscar melhorar sua forma de atingir seu público-alvo.

Vale lembrar que a pesquisa foi feita com base em um universo de pessoas norte-americanas, e não em relação aos brasileiros. A partir das informações expostas, podemos concluir, também, que os motivos de separação dos internautas com as marcas aqui no Brasil são os mesmos. Particularmente, me encaixo em muitos desses motivos, e acredito que a inovação é o ponto crucial para as grandes marcas/empresas, ou seja, saber usar as redes sociais (incluso o e-mail marketing), saber analisar a audiência e não apenas bombardear informações tediosas e aleatórias.

Se você quiser um detalhamento mais completo sobre a pesquisa, basta entrar no site da ExactTarget e fazer o download completo do estudo. Vale a pena!

Fonte: Accesspr.

Twitta aí: @NewronioESPM @mapcarvalho