O curta animado “In a Heartbeat” conta uma história de um garoto que se apaixona por seu colega no colégio, porém o medo de assumir esse sentimento faz ele agir contra o seu coração.

Temas LGBTQ não são tão retratados no universo da animação, então os cineastas Beth David e Esteban Bravo viram uma oportunidade de realizar essa produção abordando um romance entre dois meninos de uma forma amável e natural como tese para o curso de Computer Animation na Ringling College of Art + Desing.

O projeto foi financiado pela Kickstarter, uma plataforma colaborativa que tem o objetivo de ajudar artistas a tornarem suas ideias realidade. Assim para criar uma trilha sonora original foram necessários 5 mil dólares, valor bem menor comparado com a arrecadação, que somou a quantia de aproximadamente 14 mil dólares.

O curta-metragem foi lançado no dia 31 de julho no YouTube e já possui aproximadamente 7 milhões de visualizações, demostrando o grande sucesso que teve. Porém esse sucesso veio acompanhado de críticas negativas por conta do tema que foi abordado, como outras produções recentes, por exemplo “A Bela e Fera”com o personagem Lefou.

Enfim, começamos a ver representatividade em um universo em que temas LGBTQ são poucos explorados, assim ganhando força no mundo da animação, levando conscientização de uma forma sutil e encantadora.