O usuário Imgurian JJSmooth44 da rede social Reddit fez um compilado de fotos de espécies animais em extinção cujo a quantidade de pixels equivale ao número de indivíduos vivos.

A ideia surgiu a partir da campanha, chamada de “WWF Japan – Population by pixel”, feita pela Word Wildlife Fund. Mas a original de 2008 não contava com a mesma quantidade de bichinhos em extinção dos dias atuais, infelizmente.

É possível visualizar e identificar alguns animais com uma certa clareza, enquanto outros já estão praticamente irreconhecíveis. É muito interessante observar também que a imagem dos animais mal-renderizados gera um certo desconforto visual, ainda mais quando somado, claro, ao conhecimento de que essas espécies estão cada vez mais próximas da extinção.

A pixelização dos animais foi um recurso muito interessante utilizado pelo usuário a fim de buscar mais um método de conscientização a favor da causa da biodiversidade, tendo em vista que cada vez mais visualizamos o mundo ao nosso redor em pixels. Ou seja, talvez seja mais alarmante ver um animal em uma imagem de baixa qualidade do que ter a consciência de que eles estão sumindo na vida real.

Baiano, amigão da vizinhança, ecochato, escritor amador e mestre pokémon nas horas vagas.