Se tem uma marca que sabe cuidar da sua comunicação é a Ikea.

A rede de lojas de móveis suíça é famosíssima no exterior por ser referência em produtos de decoração com funcionalidade, qualidade, design e, claro, um precinho acessível à maioria das pessoas.

O seu diferencial é que ao invés de ela tentar brigar com seus concorrentes diretos, como WalMart, Target e semelhantes que utilizam comerciais apelativos para vender baseando-se em preço baixo e promoção (bem Casas Bahia mesmo), a Ikea se comunica de uma forma mais criativa.

Um exemplo é a mais nova campanha que a Ikea da Espanha lançou junto com a MRM/McCann fazendo uma brincadeira com aqueles comerciais clichês de lojas de artigos de luxo. Deixando bem claro que chique nem sempre é sinônimo de caro.

Dá uma olhada nos vídeos:

Essa não é a primeira vez que a marca brinca com essa atmosfera luxuosa. No ano passado a Ikea lançou um comercial chamado “Alley Key” no mesmo estilo.

Dá uma olhada:

Além de cômicos, os vídeos são uma sacada da Ikea para mostrar que seus móveis, mesmo sendo baratos, se encaixam em qualquer ambiente, até mesmo num cenário de comercial clichê de perfume. 

A rede Ikea tem planos de se expandir para a America Latina nos próximos 5 anos, mas infelizmente o Brasil não está nos planos para ser uma das sedes.

Pareço descolado, mas vou dormir depois da novela.