O graffiti acontece desde o Império Romano.

É uma inscrição caligrafada, ou desenho feito sobre algo que não tenha inicialmente essa finalidade. É considerada atualmente uma arte visual, de rua, feita em locais urbanos, espaços públicos, como uma forma de expressão. O graffiti não deve ser confundido com aqueles pichadores que escrevem o nome no muro da sua casa, ele deve ser visto como uma atividade artística.

Há diversos artistas de graffiti que são extremamente respeitados. Jean-Michel Basquiat foi um gênio dessa arte, suas obras são leiloadas por preços altíssimos sendo consideradas como neo-expressionistas e ele foi reconhecido como um dos mais significativos artistas do século XX. Ele pintou as ruas de Nova Iorque ganhando até uma capa da revista The New York Times.

Em São Paulo, podemos ver pelas ruas, a arte dos irmãos Padolfo, conhecidos como OsGêmeos. A arte deles é uma das mais influentes na cena paulistana, com o objetivo de definir um estilo brasileiro de graffiti. Suas obras estão em vários lugares do mundo como Estados Unidos, Londres e Paris.

Recentemente, a Strictua dirigiu um mini-documentário, o “Transition” sobre o artista de rua holandês Does. O cara é incrível! Seus graffitis são uma verdadeira obra de arte. E o mais interessante é sua história.

O Does foi jogador de futebol profissional até os 28 anos de idade, seus companheiros de time foram Van Persie, Hobben, Van Bommel, ou seja, ele jogou com os grandes na Holanda. Depois de muitas lesões, ele foi obrigado a parar de jogar e aproveitou dessa infelicidade pra perseguir sua outra paixão: o grafite.

Suas pinturas são sensacionais e estão em vários países como a Itália, a Austrália e a Hungria.


does_headline

nick_does_sao_paulo_brasil

Graffiti

Música, música e música.