Todo cliente quer uma campanha digital bombástica para suas marcas mas muitas vezes não conseguem definir de modo claro o que querem, deixando planners, criativos e atendimento meio que perdidos no tiroteio quando não são mais específicos nas suas demandas.

Segue aqui então um guia rápido para você como criativo, atendimento ou futuro planner, ajudar o cliente (e se ajudar também) quando ele chegar com um pedido do tipo “eu quero uma super campanha digital” sem que nem ele mesmo tenha ideia do que está pedindo.

1) Se ele disser “eu quero um viral” peça para tirar o cavalinho da chuva. Você não cria uma campanha ou filme viral mas sim ele se torna viral por ser engraçado, emocional ou inusitado;

2) Se ele quiser um game: deixe claro de cara que é preciso de um tempo (que pode ser até de 6 meses, como no caso de um que desenvolvi com minha equipe para o chocolate Snickers na Rússia). Não adianta pensar em um game e ele tem que estar pronto em um mês por exemplo, fora que o budget para esta aventura geralmente é alto. O game super simples que desenvolvemos está aqui:

 

3) Se a ideia é uma campanha dentro de uma rede social, abra os ouvidos do seu querido cliente que cada uma delas têm suas respectivas regras que podem variar muito. Não é o mesmo que fazer alguma coisa dentro do site da marca deste mesmo cliente já que – no site – o ambiente pertence ao cliente mas a mídia social é um território alheio. Mais uma vez na Rússia fizemos uma campanha para o chocolate M&M´s que a troca de informações com a rede social Odnoklassniki era diária para sabermos o que podíamos ou não postar por lá. O campanha está aqui:

 

4) Se o plano é adaptar alguma coisa já criada para TV: explique que questões de formato e edição devem ser provavelmente revistas (e para isto um budget é necessário). Não é porque a tela da TV, a do computador e do tablet ou celular são semelhantes que você pode ´jogar´ o conteúdo de uma mídia para outra assim sem mais nem menos;

5) Se ele quer um vídeo exclusivamente para canais digitais, que fique óbvio que os requisitos para que a campanha/filme saia boa são parecidos com a produção de um comercial de TV. Ou seja, vai ter que mexer no bolso;

6) Deixe claro que plataforma (site, mídia social, mobile) e a criação desta campanha tem que andar juntas desde o início. Não adianta sair criando uma “super campanha digital” se você não sabe ainda onde colocá-la;

7) Finalmente explique a ele a matriz 1/9/90. Ou seja está provado que o público digital – independentemente de ser o comprador mais jovem ou mais tradicional, ou uma marca com um shampoo, carro ou roupas, funciona assim:

• 1% clica, comenta, interage, participa, enviando uma foto, vídeo etc;
• 9% dá no máximo uma curtida no que está lá;
• 90% não fazem p. nenhuma;

Recentemente visitei um cliente com cerca de 70.000 pessoas no seu perfil no Facebook e – quando disse a ele que apenas 1% deles iriam interagir de verdade com a marca – ele ficou um pouco desapontado.

É isso aí. Espero que estas dicas ajudem a você iluminar a cabeça do seu cliente na sua próxima campanha na web.

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Darlan Moraes Jr

Formado em Comunicação Social pela ESPM e Administração de Empresas pela PUC de São Paulo.
Foi Diretor de Criação em agências como JWT na República Tcheca, D´Arcy na Romênia, BBDO na Letônia e Rússia dentre outras. No Brasil trabalhou em agências como a McCann. Depois de 15 anos fora da pátria mãe, retornou em 2012 e hoje trabalha – através da sua empresa Nova Opção - com aproximação do Brasil, Rússia & Leste Europeu em diversos segmentos de business.
www.darlanmoraesjr.com
www.novaopcao.biz

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