Gotham geralmente é retratada como uma cidade suja, sombria e gótica. O que traz um prelúdio para o Homem Morcego. Para retratar bem essa cidade e contextualizar os acontecimentos antes de Bruce se tornar o Batman. A série da DC Comics, Gotham mostra a origem dos vilões mais icônicos do personagem, além de interesses românticos, políticos e até mesmo amigáveis que Bruce deve enfrentar. Entretanto, a série é na perspectiva do até então detetive Gordon.

O episódio final de Gotham, retoma tudo o que os personagens fizeram até aquele momento, como a origem de Bruce Wayne e de vários outros vilões do Batman. Ganhando até mesmo um trailer do Homem-Morcego aterrorizando os vilões.

Resumo sem spoilers:

Na primeira temporada, James Gordon, se torna um recruta do Departamento de Polícia da cidade. Ele se junta ao veterano detetive Harvey Bullock que lhe ensina tudo sobre a forma de “justiça”que a cidade enfrenta. E o primeiro trabalho de Gordon é investigar o assassinato de Thomas e Martha Wayne. Conhecendo assim, o órfão Bruce, que agora está aos cuidados do mordomo Alfred Pennyworth. Além disso, em suas jornadas como policial ele deve enfrentar seus próprios dilemas em uma cidade à beira do caos e da corrupção.

Na segunda temporada, Gordon precisa lidar com uma série de eventos que estão sendo orquestrados por Theo Galavan e sua irmã Tabitha como parte de um plano para assumir Gotham tornando-se assim o novo prefeito. Além disso, eles procuraram se vingar da Família Wayne. Depois que Galavan é assassinado em sua campanha para prefeito, o Departamento de Polícia de Gotham City lida com as ações de Victor Fries. Enquanto, o enigmático Hugo Strange e sua assistente Ethel Peabody realizam uma série de experiências bizarras no Asilo Arkham.

Na terceira temporada, seis meses depois da segunda, Gordon tornou-se um caçador de recompensas enquanto trabalha para rastrear os experimentos de Hugo Strange. Enquanto planejava recuperar Leslie Thompkins, e encontrar o filho de Carmine Falcone. Enquanto isso, Ivy é envelhecida até se tornar uma mulher adulta após um encontro com um dos seguidores de Fish Mooney. Jerome Valeska é revivido para retomar sua vingança anterior contra a cidade. Gordon ainda tem que lidar com a Corte das Corujas que trabalham em nome de Ra’s al Ghul e da Liga das Sombras, Pinguim e Ivy se unem para formar um exército, e Edward Nygma abraça sua nova identidade como “O Charada”.

Na quarta temporada, Bruce Wayne se torna um vigilante mascarado, patrulhando as ruas de Gotham à noite, vestindo roupas escuras e uma balacrava preta com capuz. Cobblepot inicia uma campanha para dominar o submundo da cidade lucrando com crimes licenciados, Nygma descobre que suas ideias mentais diminuíram como um efeito colateral de ter sido congelado, Jonathan Crane se torna o Espantalho, a Liga das Sombras começa seu próximo lote envolvendo uma antiga faca de embalsamamento, Ivy Pepper toma drogas de um farmacêutico que a transformam novamente, Butch Gilzean se torna Solomon Grundy depois que seu corpo foi jogado em um pântano, e finalmente o Coringa dá as caras.

Por fim, a última temporada ainda está sendo feita e no seu último episódio, a série da um salto temporal de 10 anos para o futuro, quando Bruce se prepara para retornar a Gotham para a inauguração da nova Wayne Tower. Uma série de crimes leva Gordon a acreditar que Pinguim e o Charada estão aprontando suas tradicionais traquinagens. No entanto, quando Bullock é incriminado por assassinato, Gordon começa a juntar peças de um plano mais sinistro contra a cidade, e uma nova figura emerge das sombras para ser o herói que Gotham precisa desesperadamente.

O último episódio, lembra bem o filme de Batman: Begins e o retorno de Bruce Wayne para a cidade, após severos treinamentos da liga das sombras, suas técnicas de combate e invisibilidade além de usar a voz do Batman de Nolan. Tornando-se cada vez mais o herói que conhecemos.

Gotham termina em 25 de abril nos Estados Unidos. No Brasil, a série é transmitida pelo Warner Channel.

Um beijo, um abraço e um carinho amoroso a todos.