50 milhões de brasileiros estão na faixa etária de 15 a 29 anos (mais de um quarto da população do país). Esses jovens já cresceram na era digital, são conectados ao extremo e preferem ficar sem água do que sem internet. Essa é a juventude que a Globo quer ouvir e entender no seminário Menos30, realizado ao longo dessa primeira semana de Novembro.

Ao mesmo tempo em que carecem um pouco de experiência, os jovens são muito mais informados do que pessoas de outras gerações e um dos adventos (positivos ou negativos, você decide) da era digital é que ela permitiu que todos tenham uma opinião sobre tudo. E a internet permite que eles a exponham para o mundo, tornando-se defensores de diversas causas e ideologias.

Buscando entender e dialogar com essas motivações e inspirações do jovem de hoje a Globo desenvolveu, em parceria com alguns institutos de pesquisa, o projeto Menos30.

O diretor de comunicação da emissora, Sergio Valente, diz o seguinte:  “O Menos30 pretende criar espaços de reflexão e dar voz para que o jovem fale de si mesmo como protagonista da transformação social. Mais do que buscar padrões de comportamento ou de aspirações, a nossa proposta é criar um ambiente de encontro e conversa permanente. Um encontro de gerações, de ideias, de similaridades e diferenças. O Menos30 é uma plataforma de reflexão deste encontro”.

sergiovalente
Sergio Valente, introduzindo o tema do seminário realizado nessa última segunda-feira

O intuito dos dois seminários realizados é dialogar com os jovens e entender as características que compõe uma geração tão engajada e plural. Durante o evento foi lançado o documentário “Menos 30” e também um caderno que conta com obras de inúmeros artistas e algumas reflexões sobre o lugar da juventude atualmente. (O link do documentário será disponibilizado no site da Globo nessa quinta-feira, após o seminário no Rio de Janeiro, e o caderno pode ser baixado aqui)

O primeiro foi realizado ontem (03/11) em São Paulo, na Pinacoteca, e o Newronio foi até lá para cobrir o evento. O segundo seminário será realizado no Rio de Janeiro no dia 06, próxima quinta-feira.

Contando com o sociólogo da UFMG, Juarez Dayrell, além dos jovens empreendedores Caio Dib (jornalista e fundador da Caindo no Brasil), Thallis Gomes (fundador do apicativo Easy Taxi) e Eduardo Lyra (jornalista e empreendedor social, eleito um dos 15 jovens brasileiros que podem mudar o mundo pelo Fórum Econômico Mundial) a mediação ficou a cargo de Tiago Leifert.

IMG_3105Da esq. para a dir.: Tiago Leifert, Juarez Dayrell, Caio Dib, Thallis Gomes e Eduardo Lyra durante o seminário realizado na Pinacoteca, em São Paulo

Os empreendedores discutiram inúmeras formas de instigar a juventude a criar e aprender e, além disso, Juarez apresentou toda uma reflexão sociológica sobre o papel do jovem como elemento transformador/inovador da sociedade hoje e sempre. Mostrando o potencial e a capacidade inventiva dessa geração cada vez mais digitalizada.

Além do seminário, o evento apresentou uma série de trabalhos de jovens artistas feitos com a plataforma colaborativa itsNOON com a chamada “O que faz você levantar da cama todos os dias?”. A partir disso foi criada uma série de camisetas com as ilustrações e criações dos artistas que enviaram seu material para a série, todas expostas no local.

IMG_3020 copy

O mais interessante é vermos como a maior emissora do país se mostra disposta a ouvir a juventude e dialogar com a população para se manter sempre atualizada em um mercado de consumo que se transforma a cada dia. Uma incrível iniciativa da Globo que com certeza trará um resultado fantástico tanto para a companhia quanto para seus consumidores.

 

 

Sai sempre de casa com uma palheta, uma câmera e um livro.