O termo realidade virtual aparece constantemente em nossas vidas, mas muitas vezes nem nos damos conta.

Quando estamos conectados em nossas redes sociais, quando compartilhamos qualquer tipo de mensagem fora do plano físico ou até quando mudamos de canal na televisão. Todos esses exemplos são formas de interagir com outro tipo de vivência. Já reparou?

Pensar virtualmente tem sido um jeito cada vez mais moderno de existir. E por mais pedante e filosófica que a última sentença pareça ser, isso faz total sentido.

Cada vez mais percebemos que as profissões sofrem mudanças e que começamos a nos relacionar com o mundo de uma maneira mais conectada. Aliás, é (quase) impossível estar fora disso tudo, certo?

E nem a arte escapa desse processo. Recentemente, o projeto “Future of Storytelling” divulgou um vídeo sobre a história de Glen Keane. O americano é um dos ilustradores mais famosos da equipe que produz as animações da Disney – A Pequena Sereia, Aladdin e A Bela e a Fera são exemplos de filmes que receberam os traços de Glen.

Mas tá. Onde a realidade virtual se encaixa em todo esse contexto? Assista o vídeo e entenda como o talento se une de maneira genial com a tecnologia:

A história do desenhista, além de incrível, nos prova que essa adaptação é outra forma de se envolver com coisas criadas digitalmente.

Até parece fácil segurar aquele bastão e sair desenhando personagens, não é? E está, exatamente, nesse ponto a ponte entre o mundo da profissão e dos avanços tecnológicos.

Não ficou claro toda essa transição? Confira o mini-documentário abaixo. “4 Artists Paint 1 Tree” nos transporta para o passado e explica todo o processo de execução de um longa da Disney. Imperdível.

Nome de rei, força de vontade de plebeu.