Não há maneira fácil de falar de crianças com doenças terminais. Definitivamente não é um assunto leve – há uma linha tênue entre acertar o tom e errar (muito) feio. A maioria das vezes, o que acaba nos atingindo é uma história melancólica, em um vídeo escuro, mas com uma mensagem esperançosa no final.

A campanha Give a Fuller Life, da ONG Little Mended Hearts’, dá uma visão nova e que acerta o tom. Hospedado em um site desenvolvido especialmente para a campanha, o vídeo começa com um menino, Max, em um plano de fundo branco.

Inicialmente, a ideia não parece ser nada demais. O que a faz tão diferente é a sua interatividade: quem assiste pode escolher o destino do menino. Do lado do player, há 4 botões, cada um com um valor de dinheiro a se doar. Conforme se clica em cada botão, o mundo de Max fica, literalmente, mais colorido – seu ambiente muda, suas famílias e amigos aparecem e o menino pode, finalmente, ter um final feliz. No fim da experiência, surge na tela um botão para concretizar a doação com o PayPal ou com um cartão de crédito (e, com a capacidade do vídeo de emocionar, quem assistiu provavelmente já prometeu doar o maior valor) e aí fica difícil não doar. Afinal, quem promete dez dólares para ajudar um menino com uma doença cardíaca terminal e depois volta atrás não tem coração.

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Juntando a interatividade e a direção de arte do vídeo, e se criou uma das formas mais efetivas de se arrecadar fundos ultimamente.

A criação é da Saatchi & Saatchi New York em parceria com a produtora Blacklist e o estúdio de animação Studio AKA, também dos Estados Unidos.

Texto de Felipe Ritis

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