Os vídeos da campanha desenvolvida pela GEO acompanham a tentativa de um ativista ambiental fictício, o Eric Caspian Johnson Garcia Marquez, de conscientizar a população do interior dos EUA a aderir à energia geotérmica, mas eles somente acabam aceitando ao saber que economizariam muito dinheiro no processo.

O “Geothermal Exchange Organization” (GEO) é uma organização sem fim lucrativos estadunidense que promove a criação e instalação de geradores de energia geotérmica – o método mais eficiente e sustentável de alimentar sistemas de aquecimento e refrigeração.

A energia geotérmica consiste em utilizar o potencial da própria terra para gerar calor; ou seja, um sistema instalado em uma casa é responsável por resfriar ou aquecer o ar do interior a partir de dutos subterrâneos. No inverno o ar fica mais quentinho pelo calor da terra, enquanto no verão ocorre o contrário.

As vantagens de utilizar a energia geotérmica residem no fato de que, ao manipular a temperatura do seu lar por meio de um recurso natural e inesgotável, a pegada de poluição da casa é drasticamente reduzida por não demandar mais tanta energia elétrica das companhias de eletricidade. Além, claro, de reduzir bastante o preço da conta de luz no fim do mês.

Existe uma forte resistência, principalmente por parte da ala mais conservadora da população, em relação a compreender os efeitos das mudanças climáticas promovidas pelo aquecimento global, uma consequência da grande emissão dos gases responsáveis pelo efeito estufa e outras alterações físicas, como o desmatamento.

Já que esse tipo de ceticismo não garante o interesse pelo alternativa sustentável, a GEO decidiu apelar para outro fator: o bolso. Até milhares de dólares são desperdiçados por casa ao ano devido aos sistemas tradicionais de aquecimento e refrigeração. Talvez seja o suficiente para se repensar como usamos a energia elétrica.

Todos os vídeos da campanha podem ser encontrados no canal oficial do Geothermal For All no Youtube.

Baiano, amigão da vizinhança, ecochato, escritor amador e mestre pokémon nas horas vagas.