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Esse é um tempo de agendas lotadas: nas últimas décadas, nossos compromissos se multiplicaram e passaram a nos desafiar diariamente a dar conta de tudo que temos que fazer. Soma-se aí um outro movimento importante que influi para agravar esse cenário: a superinformação. Nunca se produziu, disseminou e consumiu tanta informação – o único problema é que, no final dessa cadeia, está um espectador cada vez mais ocupado e crítico cuja atenção está tão fragmentada quanto nunca.

Para publicidade, uma mistura de sonho e pesadelo. Se ferramentas novas aparecem todos os dias para dialogar com o consumidor, enfrentamos o desafio cada vez maior de combiná-las do jeito certo para falar com as pessoas.

Mas quando não se consegue sequer ler a notícia de capa dos jornais, a publicidade se vê provocada a pensar em alternativas para conquistar alguns minutos de atenção.

Para responder a essa necessidade, surgem iniciativas como a pioneira Blyk, que surgiu no Reino Unido com o intuito de oferecer serviços de celular grátis sendo subsidiada por propaganda. Para isso, o usuário precisa concordar em receber seis mensagens publicitárias por dia em seu aparelho e, em troca, ganha 217 SMS mais 43 minutos para falar. Uma prova de que os consumidores estão favoráveis a este tipo de troca foi o número de membros que a operadora conquistou: 100.000 usuários em seis meses de atividade.

E para ser lançado em abril, na Espanha, surge uma ferramenta com o mesmo intuito de troca com o consumidor. O Adagreed também propõe recompensar consumidores por ver propaganda, não só pelo computador, como também pelo celular. Ao se cadastrar via internet, o usuário disponibiliza informações que serão usadas para segmentar o tipo de comunicação que ele receberá. Ao assistir e avaliar, pontos vão sendo acumulados e poderão ser trocados futuramente por idas ao cinema, jantares, descontos em lojas, crédito para celular, ou até viagens.

A aposta em propostas novas de relação entre marcas e consumidores é cada vez mais freqüente – e dá a pista de que esse é um momento em que precisamos reinventar nosso papel na vida das pessoas e reaprender como construir valor e relação com elas.

oxygen23Colaboração Oxygen Talent