#tárolando, por Igor de Abreu

O Newronio também participou do V Congresso da indústria de comunicação, realizado no World Trade Center. No dia 28, tivemos a oportunidade de ir à palestra que tinha como foco a discussão do futuro da profissão de comunicador.
“Quando o ideal não é possível, o possível é o ideal”, disse Armando Ferrentini. Somando essa fala ao desafio “beta e bravura”, que explora a percepção do novo papel do profissional e sua coragem, foi estabelecida a conversa da comissão.
A palestra seguiu com uma apresentação feita pelo Diretor da graduação da ESPM-SP, Luiz Fernando Garcia, que apresentou dez drivers que guiariam o futuro da profissão. Esse levantamento contou com dados globais de varias universidades de comunicação, vindos de uma pesquisa feita pela empresa Limo.

Os dez mandamentos do profissional são:

Sejam fiéis e garantam o futuro

Sejam fiéis e garantam o futuro

Como a geração deve lidar com o beta e a frustração?

“Para mim o beta esta relacionado com o experimental, um exemplo disso foram as ferramentas “curtir” e “cutucar” do Facebook. Um deu certo e outro não. É um exemplo de teste beta. Os criadores esperavam uma reação de quem entrava em contato com os lançamentos para depois concluir se deu certo ou não, a próprima timelime é um outro exemplo.  Eu acho que a questão da frustração depende da pessoa e não da geração. Contudo a questão da segurança que a geração tem, por quererem sempre uma resposta e o beta não dar uma resposta prévia, faz com que a postura de experimentar não seja uma opção. Eles acabam fugindo do risco. Quando eles se deparam com algo experimental (beta), eles têm a expectativa de uma resposta positiva. Eles não entendem quando não dá certo e ai surge a frustração. O problema é que ao invés de lidar com ela as vezes ele pode tenta maquia-la com uma indignação.
A minha sugestão é que os jovens não tenham medo. O medo é fruto do desconhecido e por isso eles devem conhecer. Quanto maior o número de erros e acertos, maior a compreensão de que não existe nada seguro e que eles vão sempre lidar com as consequências, boas ou ruins. Aproveitem para experimentar enquanto jovens”.
Tiago carvalho – consultor do núcleo digital do arenas.

Na segunda feira, será criada uma página no Facebook da ESPM junto com o Comitê do Futuro contendo a apresentação e os resultados dos debates, não perca!

Mantenha-se antenado e siga-nos. @NewronioESPM

“Esperando verdade de criança.”