Ainda falando do futuro do varejo, este post será dedicado a uma nova forma de comunicação: o tryvertising. O termo foi introduzido no mundo das tendências pelo trendwatching.com e traduz uma familiarização do consumidor com novos produtos, através do seu teste. Na verdade, este teste é muito mais profundo do que uma simples experimentação, até por que ela não dá garantia de que o produto seja testado da forma correta, na hora certa ou no momento mais propício. E com essa nova forma, o consumidor passa a relacionar os valores e benefícios do produto a situações relevantes na sua vida, tirando suas próprias conclusões baseadas na experiência e não na mensagem de uma simples propaganda.

Trendwatching.com sugere um “merchandising” que faça com que o produto torne-se parte integrante do cenário em que está inserido e que os consumidores não se importem em experimentá-los na medida em que façam sentido para eles. Um dos exemplos trazidos pelo site é da rede Ikea que disponibiliza seus móveis para o Hotel French Etap, e com isso os hóspedes interagem com os móveis em situações reais, levando consigo a experiência e percepção dos produtos.  

Seguindo a linha de raciocínio do tryvertising, surgem ao redor do mundo espaços como o Sample Lab! – um laboratório de varejo, que teve suas primeiras unidades no Japão, onde os consumidores podem testar produtos recém-lançados ou que ainda não estão no mercado. Mas a loja não é tão simples como parece. Tudo começa pelo fato de não ser aberta ao público: para entrar na loja é preciso ser membro, pagando uma taxa de adesão e uma anuidade. A taxa de adesão, no final do ano passado, era em torno de 300 yen e a anuidade, 1000.

Sendo membro, além de poder ver as novidades e experimentá-las, o consumidor ainda pode levá-los para casa. Isso ocorre dentro de um limite, claro. Cada consumidor pode levar no máximo cinco itens e o limite vai variando ao longo do tempo de acordo com seu desempenho de shopper, ou seja, com a freqüência de suas visitas e de acordo, também, com o número de pesquisas respondidas sobre os produtos expostos.

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Segundo Erika Awata, porta-voz da Melposnet – empresa responsável pelo laboratório -, o sucesso dos produtos depende do buzz gerado pelas marcas e, uma vez que o produto agrada, acontece a propaganda boca-a-boca. Essa nova relação entre consumidor e produto estabelecida pela Sample Lab! é de extrema importância para o varejo a partir do momento em que, não só cria uma experiência, como, também, dá credibilidade às marcas, já que os membros da loja vão repassar suas impressões aos amigos de forma mais entusiástica e realista, saindo da tradicional forma de varejo, que está cada vez menos eficiente.

Marcela Alvarez, 23 de dezembro às 12h 05min.