Assim como as inovações tecnológicas na estrutura do varejo, como falamos no outro post, a tendência também segue na comunicação. Esta inovação deve ser aplicada, não somente no sistema operacional, como, também, no merchandising. Cartazes, wobblers, banners tornam-se ineficientes à medida que novas tecnologias vão surgindo.

Vitrines bem arrumadas não são mais suficientes. Desta forma, algumas empresas começam inovar usando a tecnologia para comunicar o produto de forma diferenciadas no ponto de venda.

Um exemplo recente foi o que a Adidas fez na vitrine de uma das suas concept store na França. A imagem em tamanho real de Steve Mandanda – goleiro patrocinado pela marca – fazendo movimentos como se realmente estivesse em campo, atraiu vários consumidores.

mandana_adidas_

Outra marca que utilizou a tecnologia no seu ponto de venda foi a Rauph Lauren. Ano passado, durante o torneio de Wimbledon, foi colocada uma vitrine interativa na loja de Londres, que ficava no ar durante 24 horas. Os consumidores podiam, então, ver os produtos e colocar suas compras no carrinho, e, no dia seguinte, os vendedores entravam em contato com o cliente para efetivação da compra.

ralph-lauren

Além de uma nova forma de comunicação, a Ralph Lauren introduziu uma nova forma de compra, que se torna cada vez mais comum. Entretanto, a compra on line também tem caído na mesmice, o que faz com que o varejo tenha que inovar, não somente no ponto de venda, como, também, no seu site.

Foi para sair da mesmice que a Amazon criou um site em flash, totalmente interativo e rápido. Passando o mouse por cima das diversas opções elas aumentam de tamanho e te possibilitam ler um trecho da obra, ouvir um clip ou ver um trailer. Apertando nelas você é redirecionado para o site de compra.

winshop

Desta forma, o varejo dá uma repaginada nos seus pontos de venda com tecnologias “do-it-yourself” e “explore-and-buy” para recriar a experiência de livre acesso que temos on line, a fim de evitar a migração para outros canais, como a Amazon.

Marcela Alvarez, 17 de dezembro às 18h 01min.