#éoquetemprahj por Mariana Carvalho

Sustentabilidade é um meio que várias empresas vêm buscando atualmente para se colocarem em um patamar com maior visibilidade no mercado, mas poucas o fazem de verdade.

No último Salão do Automóvel, que aconteceu em São Paulo, 2010, a Ford apresentou seu novo modelo que já está disponível para compra aqui no Brasil: o Ford Fusion Hybrid, o primeiro veículo a rodar nas estradas e ruas brasileiras, equipado com o sistema híbrido, sistema visto como o futuro do cenário automobilístico.  Existem diversos tipos de tecnologia híbrida, e a que equipa o Ford Fusion Hybrid é a Full Hybrid, que combina dois motores, um elétrico e outro a combustão; tornando o veículo mais econômico, menos poluente, sem perder em potência. Baseado em testes realizados pela Ford, com esse sistema pioneiro no Brasil, pode-se concluir que o veículo da Ford é aproximadamente 9% mais econômico que um veículo 1.0 básico; além disso, os níveis de emissões do veículo são menores que 10% do limite legal que será estabelecido em 2015.

A partir desse novo termo, híbrido, surgem diversas e diversas dúvidas, uma mais cabulosa que a outra. Híbrido quer dizer que ele se move na água? Como um carro pode andar com dois motores? Onde fica o outro motor? O carro dá choque? Como eu carrego a bateria, na tomada de casa? Eim?!

Para isso, a Ford investiu em uma campanha intensa para mostrar que ela, por ser pioneira com essa tecnologia aqui no país, está apta a responder qualquer questão que possa surgir na cabeça dos consumidores! De que forma? Através de um FAQ (o Fusion Hybrid FAQ), engenheiros e especialistas de comunicação respondem, instantaneamente, durante 7 dias por semana, a todas essas dúvidas.

As melhores perguntas viraram vídeos, como o acima, que estão na página do Fusion Hybrid FAQ, bem como no canal da Ford no Youtube, uma delas com o piloto Ricardo Maurício. As perguntas podem ser enviadas através de e-mail, Facebook, Formspring, Twitter e claro, o FAQ Online. A campanha é da agência JWT, e a geração de conteúdo é da agência Silika, que, em seu blog, também fez um post sobre o Fusion Hybrid e um pouquinho do desenvolvimento do projeto, vale a pena ler!

Como o próprio slogan da campanha diz: “Só quem está trazendo a tecnologia híbrida para o Brasil pode responder qualquer pergunta.” E você, alguma dúvida?

Twitta aí: @NewronioESPM @mapcarvalho