#tárolando por Julio Jovanolli

Lá no final dos anos 90 explodiu no mercado de brinquedos o que especialistas renomados identificam como um dos “primeiros robôs domésticos” voltado para o entretenimento infantil: um gremlin meio coruja, meio hamster, meio qualquer outra coisa que falava uma lingua alienigena e que era tão estranho, mas tão estranho que todo mundo se apaixonou. E o Furby vai voltar esse ano, equipando o mamífero(?) com o que há de melhor em tecnologia infravermelho e até um App exclusivo (pois é) a Hasbro vai tentar emplacar o antigo sucesso da Tiger com o novo Furby reloaded versão 2012.

Furby Classic na versão Tie Dye: Já era Kawaii Grunge na época

Mas não pense que é o primeiro revival, desde 2000 o furby volta do espaço sideral em intervalos periódicos para tentar fazer o sucesso das 40 milhões de unidades vendidas ressucitar junto com a palpebra de plástico mecânica dele. Infelizmente, assim como as outras 12 edições de Em Busca do Vale Encantado e o single em inglês da Kelly Key, tem hype que não volta nunca mais.

Depois do Furby Clássico surgiram os Furby Friends. Com direito a versões especiais como o Yoda do Star Wars, o próprio Gremlin e o alienígena do filme ET, parecia que a catapulta do licenciamento tinha tudo para fazer o ovíparo(?!) despontar novamente no mercado, no entanto eles decidiram lançar o Shelby. Bom, aí não teve choro nem vela:

Não tem nem muito o que comentar: não deu certo. Depois, em 2005 e logo após, em 2006, lançaram os Emoto-Tronic Furbies e os Emoto-Tronic Funky Furbies, e a não ser que você tenha lido sobre no wikipedia ou goste muito, muito mesmo de Furby, você provavelmente nunca ouviu falar deles. Além de cores e formatos diferentes, estes possuíam mais emoções e também sabiam jogar “jogos” com você. Não deveriam ser jogos muito legais: vendeu menos que o Shelby (nossa).

Família Flop ♥

Depois de 7 anos na geladeira, a Hasbro deu um update no pet robô. Com um visual back to basics, olhos de LED e um rabo ele está bem mais bonito e moderno. Com leaks propositais do produto para sites de tecnologia (como o engadget.com), pré-venda e esse vídeo-release super esclarecedor acima, fica óbvio o esforço da gigante do mercado infantil para promover essa gracinha. Mas será que vai dar certo?

Nossa, quantos!

E Você, ficou com vontade de ter um Furby? Conta pra gente nos comentários!

Quem não seguir o @NewronioESPM vai ser perseguido pelo Shelby hoje a noite quando chegar da cervejada.

Estou cursando a optativa de criação e gosto muito de internet.