O Brasil pode ser inferior em muitos aspectos no campo profissional se comparado à países da Europa ou aos Estados Unidos. Mas se tem uma coisa que sabemos formar são publicitários.

Portanto você que nasceu na Terra Brasilis e pretende se aventurar pelo mundo da publicidade, tem que estar (muito) bem preparado e aliar competência e persistência, porque senão não vai passar na peneira.

Trago este assunto no dia de hoje porque na semana passada (alguns) alunos da ESPM passaram para a fase 2 e vão continuar na agência experimental ARENAS, enquanto outros não chegaram até lá. Tanto para os que foram como para os que ficaram a mensagem é a mesma: ou você rala, tem muita vontade e aceita rejeição como combustível para continuar na luta, ou muda de profissão. Eu mesmo quis literalmente jogar minha pasta no lixo no início de carreira, tamanha as frustrações que passei quando ainda trabalhava no Brasil, logo depois de formado.

Tive experiência de agência em 6 países diferentes (como diretor de criação em 4 deles) e posso dizer com muita certeza: em nenhum deles se trabalha tanto como por aqui. Fizemos um Google Hangout no ano passado com diretores de criação brasileiros em Berlim, São Francisco e Paris e a máxima é a mesma: os brasileiros são os que mais ralam e – justamente por isto – existem criativos brasileiros em Dubai, Moscou, Praga, Lisboa, Madri e em muitos outros países que veem nossa publicidade com ótimos olhos, e que contratam nossos profissionais pela reputação profissional que criamos devido a máxima 1% de inspiração e 99% de transpiração.

Abaixo você pode ver, ou rever, o Google HangOut:

E – devido às condições nada amigáveis explicadas acima – você deve agarrar as oportunidades que tiver no começo, sem pensar se agência é conhecida ou não, sem pensar prioritariamente em salário e – principalmente – usando a máxima 1/99 em qualquer job que estiver em cima da sua mesa. Assim, acredito que o mercado vai reconhecer seu esforço e você vai poder alçar voos mais altos.

Para terminar, vou usar a frase do meu maior ídolo esportivo Muhammad Ali, que utilizei várias vezes na minha carreira tanto para inspiração pessoal como para inspirar os mais de 150 criativos que já fizeram parte das minhas equipes: The best way to make your dreams come true is to wake up.

Boa semana.

avatar_darlan

Darlan Moraes Jr

Formado em Comunicação Social pela ESPM e Administração de Empresas pela PUC de São Paulo.
Foi Diretor de Criação em agências como JWT na República Tcheca, D´Arcy na Romênia, BBDO na Letônia e Rússia dentre outras. No Brasil trabalhou em agências como a McCann. Depois de 15 anos fora da pátria mãe, retornou em 2012 e hoje trabalha – através da sua empresa Nova Opção - com aproximação do Brasil, Rússia & Leste Europeu em diversos segmentos de business.
www.darlanmoraesjr.com
www.novaopcao.biz

Os colunistas do Newronio são professores, alunos, profissionais do mercado ou qualquer um que tenha algo interessante para contar.