Sinapse por Pedro Hutsch Balboni, 17/09/2009 às 20h10

 

flash mob newronio espm

Resgatando um tema que o LP trouxe ao blog no começo do ano, venho mostrar mais dois flash mobs recentes que merecem nosso respeito tecnológico.

Bom, para quem está perdido, flash mob é uma espécie de intervenção do cotidiano, ou seja, um grupo de pessoas fazendo coisas inusitadas sincronizadamente, e por algum propósito. A idéia ganhou forma com um grupo de teatro norte-americano, o Improv Everywhere, que tinha como propósito a simples quebra da rotina, da previsibilidade, algo parecido com o “free hugs” (abraços grátis), que também ganhou certa popularidade um tempo atrás. Só que, como toda boa arte, quando descoberta, é apropriada e capitalizada por alguma marca; e a marca que tem se destacado em fazer flash mobs é a T-Mobile.

O primeiro exemplo que trago é, além de o mais recente, o maior flash mob já realizado. Segundo o Update or Die, a banda Black Eye Peas, convidada para fazer a abertura da nova temporada do programa da apresentadora Oprah Winfrey, ensinou uma coleografia para 800 fãs, que ensinaram para outras 20.000 pessoas. E tudo isso sem a apresentadora saber! O resultado você confere abaixo:

Impressionante, não? Mas o que me deixou arrepiado mesmo foi este abaixo, realizado, novamente, pela T-Mobile…

Neste segundo exemplo, a parte mais genial foi que ninguém precisou explicar para as pessoas como era a música “Hey Jude” – todos já sabiam cantá-la, e era praticamente impossível não se comover e entrar também no coro. Além disso, microfones foram distribuídos para as pessoas, e elas apareciam no telão que foi colocado lá. Simplesmente genial.

Esse tipo de ação vai muito além do que simples anúncios com os quais já estamos familiarizados e cansados, e vira uma experiência na vida de quem participou. E, desculpem pelo óbvio, mas a vida é construída em cima de experiências que temos com nós mesmos e com o mundo exterior. (Aliás, se você já leu uma conclusão parecida recentemente aqui, foi porque o texto da Fê falava também de experiência, e acabei dando uns palpites… e, já que em outro post a Fê também disse que falaríamos um pouco mais sobre whuffies – o tal “capital social” – digo que este tipo de ação rende muitos “whuffies” para a marca).

Antes que eu me esqueça, teremos um flash mob global organizado pela Avaaz contra o aquecimento global nesta segunda-feira. Veja aqui os lugares onde eles vão ocorrer.

Twitter @phbalboni @newronioespm