Sinapse por Pedro Hutsch Balboni, 16/04/2009 às 18:30.
Usar a internet de todas as maneiras possíveis. Por que não? A internet é um mundo à parte criado pelos homens por meio de códigos e linguagens especificamente desenvolvidas para transmitir determinada informação. Afinal, o homem é um animal social, é isso que ele faz, comunica-se. A internet é, portanto, uma ferramenta para essa comunicação, e é, de longe, a mais versátil de todas.
Surgem ramificações, opções infinitas derivadas da maleabilidade dessa ferramenta, a cor é ajustável, o formato, o conteúdo, tudo pode ser feito da melhor maneira para atingir determinado objetivo de comunicação. Mais que isso: o formato blog, antes usado (ou sub-usado) como um simples diário pessoal passa a ser entendido como uma eficiente forma para comunicar e é adotado por diversas empresas (aqui no Brasil, no segmento de telecomunicações, por exemplo, a Claro foi a primeira empresa a utilizar um blog corporativo, e logo foi seguida pela Vivo). A ferramenta torna-se ainda a plataforma mais usada para entretenimento e humor, onde os usuários passam a maior parte de seu tempo navegando.
Mas por que a imagem do prédio acima? Eu mesmo tentei usar a ferramenta blog de maneira diferente, e criei o Ilha de Saint Barthelemy 131, um blog destinado a falar do meu apartamento que está para alugar e sobre a região toda, facilitando a busca da pessoa interessada que poderá obter uma série de informações e curiosidades que poderia nunca conhecer através de uma busca tradicional com imobiliárias. É uma tendência? Vai dar certo? Muito cedo ainda para responder, mas é algo que nunca vi ser feito. Há, por exemplo, o Guia SP, com informações sobre diversos lugares, mas o foco dos resultados obtidos fica sendo um derivado da busca. Há pouca relevância de informação devido a abundância dela.
Essa é a principal vantagem da internet, ela permite um nível ímpar de personalização, criando a possibilidade de alguns usuários com algum tipo de lápso criativo enriqueçam o repertório de todos que puderem ver os resultados obtidos pela sua experiência. Um jovem (se não me engano, dos EUA) criou uma página na internet com o simples objetivo de vender cada pixel da página por um dólar para pagar a faculdade. Ganhou um milhão de dólares. Vários tentaram seguir seus passou, e fracassaram, inclusive um brasileiro que resolveu baixar o preço de um real para vinte e cinco centavos.
Blog é uma das ferramentas mais usadas atualmente na internet. Ao invés de esperar pela próxima (como o Twitter, que apenas diversificou a abordagem do blog mixando-a com redes sociais), tente criar uma!
Sinapse por Pedro Hutsch Balboni, 16/04/2009 às 18:30.
Twitter @phbalboni @newronioespm
Atualizando:
Fui dar uma espiada em como estava a Million Dollar Homepage e encontrei a Million Homepage pelo Google. E detalhe: usando links patrocinados. Isso significa que eles estão pagando para levar pessoas para a página, com o chamativo dizer “Own a piece of Internet history This can be a fantastic investment”. E mais: já foram vendidos cerca de 127,900 pixels, o que significa quase 130 mil dólares. A página também está hospedada num domínio .org e apresenta um outro diferencial em relação às demais que tentaram usar essa estratégia, uma foto preto e branco em baixíssima qualidade mostrando um trem a vapor e um homem ao fundo, provavelmente seu maquinista ou algum passageiro. Não sei explicar direito, mas parece que está dando certo.
28/05/2009 às 18h15
Você precisa fazer login para comentar.