Sinapse por Pedro Hutsch Balboni, 30/07/2009 às 19h

eBay Comunicadores Newronio ESPM

Vi no Comunicadores que o eBay inaugurou em Nova Iorque um espaço para expor as principais tendências de presentes que podem ser encontradas no site. Os produtos estão organizados por categorias, como “Eco Excellence” e “Shop Culture“, possibilitando ao cliente a chance de ter contado real com produtos que ele só poderia comprar no ambiente virtual, e apresentam a maior variedade possível, refletindo o posicionamento do site de que pode-se encontrar de tudo por lá.

Essa loja me lembra a aclamada “loja conceito”, tema do meu primeiro post newrótico. Essas lojas têm o objetivo de reforçar a experiência de marca do consumidor, além de oferecer produtos com uma variedade – tanto em profundidade quanto em abrangência – muito maior do que em lojas convencionais. Mas onde está a grande diferença? É simples, a eBay é um varejo virtual, que abriu sua loja física. Ela fez o caminho inverso da grande maioria das marcas, que usam a internet como mais uma das formas de sua manifestação.

loja virtual Newronio ESPM

Pode ser apenas simbólico, mas a abertura desse espaço mostra que marcas apenas virtuais podem ir ganhando força até tornar-se interessante para elas se “materializar”. Não vai ser susto para ninguém ver um “Espaço Mercado Livre”, com produtos e leilões reais, vai? Eu, assim como muitos outros autores de webcomics, também tentamos seguir um caminho semelhante, produzindo conteúdo digital, e esperando que ele se manifeste, de uma maneira ou de outra, no mundo real. O principal motivo? Acredito que seja a facilidade e a ausencia de custos em muitos casos. Aliás, para quem pensa em abrir sua lojinha virtual, a UOL está com umas ofertas boas aqui.

 

Atualizando: encontrei esse vídeo acima em uma postagem do SimViral. É um uso para a chamada “realidade aumentada” (ou “realidade ampliada”, como alguns leitores já sugeriram) mais interessante do que a grande maioria dos que eu havia visto anteriormente, principlamente porque a interação faz mais sentido, tem um objetivo mais real – de “ampliar” a realidade. Assim, a ferramenta tenta tangibilizar um pouco mais o produto comprado virtualmente, tentando preencher um pouco o papel que uma loja física faria. Ainda é muito pouco, mas indica que está começando. 

Twitter @phbalboni @newronioespm