Sinapse por Fernanda Belk, 16/09/2009

dudusurita

Quando se pensa em alguém famoso, a primeira coisa que vem na cabeça é que esta pessoa tem um talento que a sobressai das outras pessoas: Ou canta, dança, é artista, humorista, ou alguma coisa do gênero. Mas e aquelas pessoas que viram famosas por nada? Quando digo nada, significa que não há nenhum talento típico MESMO.

É o caso de Eduardo Surita, um menino de 15 anos, comum, que ficou famoso através das menininhas adolescentes que estão na internet. Ele é filho do Emilio Surita, apresentador do Pânico, entretanto não se pode dizer que essa fama se atribui a seu pai. Ele ficou famoso mesmo pelo boca a boca impulsionado pelas adolescentes fervorosas.

Se você procurar por @eduardosurita MSN, vai perceber a quantidade de meninas pedindo o MSN dele. Elas ficam desesperadas para saber o que ele está fazendo, onde ele vai e por que. Os amigos aproveitam a onda e aproveitam para ir de bagagem nesta fama esquisita. A revista de adolescentes Capricho publicou coisas sobre ele e mais dois meninos que também estão famosinhos: @caiquenogueira, @federicodevito .

Picture 1

É interessante pensar que esse buzz todo em cima dele não vem de nenhuma talento, nenhum atributo além do físico. Você poderia dizer que sua fama veio de suas fotos na Capricho, mas não, ele já é famoso na internet desde antes da revista. Esse é um caso atualizado daquele cara famoso na sua escola, lembra? Todos do bairro, todos da sua comunidade o conheciam, mas como era um grupo fechado, off-line, a fama dele não tomava tais dimensões. Mas com as redes sociais o assunto fica diferente. Quanto mais meninas falando dele, mais outras meninas vão ficar sabendo e recomentarão sobre ele. Um ciclo.

O caso destes meninos mostra também que a o que se pensava há até pouco tempo, de que lenda de que o Twitter é para pessoas mais velhas, que os jovens acham chato twittar, fica em questionamento. Esse Eduardo possui 96,355 followers, que por sinal são jovens que ficam twittando o tempo todo! 

Quando uma pessoa fica famosa na internet por algo que fez ou que escreve, é mais fácil de entender. O nosso famoso Fred virou celebridade pelos seus vídeos de comédia no Youtube; a Esmée Denters foi descoberta também pelos seus vídeos no Youtube e cantou uma música com o Justin Timberlake; A atriz Laura Neiva foi descoberta no Orkut e protagonizou o filme de Heitor Dhalia. Há muitos talentos soltos por aí e a internet é um meio de descobrí-los.

O que interessa dessa histeria coletiva adolescente é que em volta desse burburinho todo podemos encaixar o termo Whuffie. Whuffies é o capital social que as pessoas tem, e esses webcelebrities mesmo não tendo um talento específico, possuem muito whuffie e influência, principalmente sobre os tweens. (Leia mais sobre Whuffies aqui)

Ah! Logo vem um outro post aprofundando melhor esse assunto do Whuffie, que rende um post bacana e mais detalhado.

 

(: TwiiiiitterrING mee xD @fefebelk e @NewronioESPM