Família Soprano foi o programa que revolucionou a indústria da televisão, o primeiro show no qual acompanhamos um protagonista duvidoso, um anti-herói. Foi quando a série estreou que a televisão começou a ser vista como um meio artístico, além das sitcoms.

the-sopranos-blu-ray-finally-arrives

Tony Soprano é a base para praticamente todas as maiores séries de hoje em dia, desde Breaking Bad, Dexter, The Americans até Game of Thrones.

O vídeo abaixo apresenta bem a influência de Sopranos em Game of Thrones, apesar de parecerem extremamente diferentes, eles estão mais próximos do que se imagina. O vídeo contém spoilers de ambas as séries. Mas esse texto não contém nenhum, então não se preocupe.

O protagonista mafioso se tornou o modelo de como fazer um anti-herói, demonstrando as várias facetas de um personagem, para que o público tivesse alguma empatia com ele. A série se tornou famosa justamente por isso, apresentar um mafioso em situações comuns – como se fosse uma pessoa normal, equilibrando tanto sua vida familiar quanto suas atividades na máfia. Desse modo, as suas atitudes eram compreensíveis e os espectadores podiam até simpatizar com ele, além de que seus sentimentos eram apresentados de forma orgânica – por meio de consultas com sua psicóloga.

Muito além de apenas o primeiro anti-herói televisivo, The Sopranos também é um exemplo de narrativa, estabelecendo uma das estruturas para séries sequenciais mais utilizadas até hoje: arcos por temporada. No entanto, a série fez algo que poucas tentaram e vai ao contrário do que ocorre hoje, ao invés de possuir um arco maior que progride naturalmente, ela avança como uma espécie de causa e consequência.

David Chase acreditava que na vida nem tudo faz sentido, nem sempre existem jornadas bem definidas, nem coisas bem explicadas e é nisso em que Sopranos se baseia, assim como a vida, as coisas ocorrem inesperadamente e tudo pode ir para qualquer direção. O diálogo entre Christopher e Paulie sobre arcos resume perfeitamente essa filosofia.

A série tocava em temas filosóficos, políticos e sociais a cada episódio e representava fielmente os ítalo-americanos. Assim como alguns fazem hoje em dia, se reunindo em festas temáticas para assistir GOT, muitos faziam com Sopranos – eventos com as comidas italianas da série, todo domingo, para assistir o novo episódio.

O trailer abaixo reúne toda a aclamação que a série recebeu ao longo dos anos, com afirmações como: “Mais profundo do que qualquer outra coisa que já aconteceu na televisão, com a exceção da própria invenção da mesma” ou “É o Beatles, e é 2001, existe tudo antes e tudo depois”. Infelizmente ele tem alguns spoilers leves por volta dos 2:50min.

No fim das contas, Família Soprano foi um marco tanto para a televisão quanto a cultura americana, inspirando diversas outras obras e ainda assim com nenhuma conseguindo realizar o que ela fez.

Viciado em Games, viciado em futebol, viciado em cinema, viciado em séries e viciado em drogas pesadas: leite, glúten e anime.