Sinapse por Mariana Carvalho

Muito se discute sobre como as mídias e redes sociais mudaram a maneira dos consumidores interagirem com suas marcas, são infográficos, pesquisas, fóruns de debates. Não somente os consumidores, mas também as empresas. Sim, aquelas que precisam, a todo momento, se adaptar e saber as vontades e hábitos dos consumidores.

Como comentei em um post há dois dias, o Facebook vem tomando proporções inesperadas (ou não, para alguns), e vem sendo considerada uma plataforma riquíssima quando se fala em compartilhamento de dados, de fotos, de assuntos, whatever! Vasculhando a internet, descobri uma entrevista com Stephen Haines, diretor comercial do Facebook inglês. Durante a entrevista, Haines comentou que a interação das empresas com seus consumidores através do Facebook é muito mais intensa do que a que ocorre no site próprio das empresas.

Como exemplo, temos a agência África: ao entrar no site oficial, somos automaticamente redirecionados para o fanpage da agência. As empresas não necessariamente tiram do ar seus sites oficias para usar somente o Facebook, mas essa ele pode ser um complemento de suas mídia, uma mídia que, diga-se de passagem, pode ser bem mais eficiente do que o próprio site! Inúmeros sites de diversas marcas possuem retorno maior do consumidor em suas páginas do Facebook, ainda mais se essas marcas/empresas tiverem um target majoritariamente jovem: os grandes usuários das tendências da web!

Acho que uma sutil “facebookização” dos sites das empresas não ocorrerá (pelo menos agora), uma vez que a rede ainda teria que adaptar suas fanpages para o design e identidade das empresas.

Que a interação com o consumidor através do Facebook é mais eficiente, isso não tem como questionar, mas, sem dúvida, as empresas deveriam estar presentes em pelo menos alguma mídia ON, seja ela Twitter, Formspring, ou até mesmo o Facebook, afinal, nada como saber o que o seu consumidor pensa, fala ou reclama sobre a sua marca!

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