Na última semana estive em Vienna, na Áustria, participando de um evento especial para quem pesquisa e ama o universo dos games. Trata-se do F.R.O.G (Future and Realty of Gaming), um congresso que acontece paralelamente a uma enorme feira com as novidades do mercado de games.

Vou falar dos dois lados do evento.

A feira de games é o paraíso para os fãs de video game. Quem esteve lá pode jogar/experimentar um pouco das duas novidades mais aguardadas do ano: o Playstation 4 e o Xbox One. Stands e mais stands de diversas produtoras propagandeavam os lançamentos que vão acontecer até o final do ano sinalizando, mais uma vez, o imenso potencial do mercado.

A organização impecável permitiu que as crianças com idades entre 6 e 60 anos experimentassem tudo sem filas e sem tumultos. O local do evento, o Vienna City Hall, complementa a experiência com sua arquitetura gótica e toda a infra estrutura que uma feira desse porte exige.

O congresso, por sua vez, foi o destaque para os pesquisadores da área. Foram três dias de imersão e discussão sobre o uso de games em política, educação, entretenimento, ecologia e – claro – entretenimento.

Destaco duas apresentações em particular: a da pesquisadora do MIT T.L. Taylor e da “lenda” Jesper Juul. Taylor deu uma grande ênfase sobre entender não somente o universo do jogador, mas o entorno dele considerando que cada vez mais temos espectadores de games; pessoas que gostam de assistir outras pessoas jogando. Já Jesper Jull postulou acerca do ato de fracassar no mundo dos games e como isso funciona como aprendizado.

Fica difícil resumir em um post a fala destes dois ícones da pesquisa lúdica então recomendo fortemente que os leitores acessem os sites dos pesquisadores em t.l. taylor e Jesper Juul . Lá vocês irão encontrar, inclusive, material das palestras.

Eu também apresentei um poster no congresso sobre um game com conceitos ecológicos que desenvolvi juntamente com a empresa Games for Business de São Paulo. Para quem quiser dar uma olhadinha no material, basta acessar meu blog aqui.

Go gamers!

**

Veja mais colunas do Vince aqui e aqui.

Julia. 20. Cursa comunicação social e resolve cubos mágicos. Leva personagens fictícios muito a sério.