Sinapse por Christian Michelassi, 29/04/2009 as 14:29.

paperAcredito que todos aqui sabem o que é, mas não custa explicar o que aprendi com Chamie.

Brief é o documento que circular pela agência de publicidade no qual estão as informações necessárias para a realização de uma campanha. Funciona mais ou menos como um pedido de serviço que pode ser passado pelo cliente ou por um setor da agência.


Esse tipo de documento é universal no uso e não na forma. As agências usam, mas não há um modelo pronto desse documento. Cada uma cria o seu com suas especificações e exigências de acordo com o perfil da agência, do projeto e do setor.

Eu acredito que modelos prontos engessam o pensamento e portanto não servem para ser usados ortodoxamente, mas vale muito a pena conferir esses modelos de briefs de agências espalhadas pelo mundo.

Fallon, Londres

Saatchi & Saatchi, Londres

Crispin Porter + Bogusky, Miami

BBH, Londres

M&C Saatchi, Londres

Naked, Nova York

Jung von Matt, Stuttgart

Modernista, Boston

Testardo Redcell, Varsóvia

Euro RSCG Australia, Sydney

Singleton Ogilvy & Mather, Sydney

Oomph, Cirencester, UK

Sudler & Hennesy, Sydney

Impact BBDO, Dubai

Tullo Marshall Warren – Londres

McCann Erickson Indonesia, Jakarta

..:Vi no CHMKT que viu no The Planning Lab e Adliterate.