A criatividade para a arte dos memes é infinita. Qualquer situação, qualquer lugar é “memetizável” e museus não poderiam ficar de fora. Páginas como Classical Art Memes no Facebook e o instagram @reacoesmedievais já vêm usando esse material para fazer postagens engraçadinhas há um tempo. E dá muito certo.

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A conta do Snapchat do Los Angeles Museum of Art (LACMA) tornou-se uma queridinha das redes sociais por mesclar as obras lá expostas e referências da cultura pop (a escultura “A Sombra” de Rodin, por exemplo, foi transformada em dançarina da Beyoncé na plataforma). A presença do museu e o uso que ele faz das redes sociais está rompendo a barreira entre os jovens e a vontade de ir a museus.

Agora a Disney quer fazer parte da brincadeira. O @LACMA e a @OhMyDisney anunciaram a colaboração bimensal, para contar as histórias dos clássicos da Disney na História do Snapchat.

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Eles lançaram essa parceria contando a história de “A Bela e a Fera” durante dois dias, nas duas contas, com 79 snaps, usando o acervo de mais de 130 mil obras e artefatos do museu e os recursos do aplicativo.

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Os personagens da história ganharam uma nova vida no museu e, apesar de não parecer nada muito diferente do que o LACMA já está acostumado a fazer, essa ação representou um desafio para ambas as instituições por exigir de seus espectadores algo que é incomum no mundo das redes sociais: paciência.

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O trabalho inteiro demorou mais de 3 meses para ficar pronto, contando que escritores da Disney tiveram que adaptar uma animação de 84 minutos para aproxidamente 80 snaps e as equipes também estabeleceram uma rota dentro do museu, considerando todas as obras e legendas.

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A utilização desse nível de detalhamento em algo tão efêmero como o Snapchat é o diferencial que tanto a Disney quanto o LACMA esperam que ressoe entre seus seguidores. Os snaps de @OhMyDisney tiveram mais de 300 mil visualizações durante essa intervenção, um aumento de 10% na média e também mais de 2 mil prints foram tirados. O objetivo dessa campanha é abrir novas oportunidades para as pessoas vivenciarem as histórias da Disney, fazendo com que os personagens reverberem pelas redes sociais.

Não conseguiu ser VJ da MTV.