Um dos livros mais esclarecedores sobre game design que li nos últimos anos foi o que assina o título desse post. VIDEOGAME SPACES, escrito pelo autor Michael Nitsche, ajuda os interessados na área a compreender em profundidade o ecossistema lúdico contemporâneo.

9780262141017

Uma das grande contribuições do autor no decorrer das páginas é a ideia de 5 planos que compõem o ambiente que compõe o ecossistema entre game e player. Segundo o autor, este cinco planos são:

1) O plano das regras: que é, basicamente, o que está contido na plataforma ou console do jogo. Este conjunto de “leis” estabelece – por exemplo – física, inteligência artificial, limites e arquitetura dos níveis do game.

2) O plano mediado: que é o que é exibido na tela ao jogador. O espaço de uso da imagem que cria a imersão do player no universo proposto. Aqui podemos ter as animações, intervenções cinemáticas e gráficos do jogo (independente de serem abstratos ou ultra realistas).

3) O plano ficcional: que é o espaço “imaginado” na mente dos jogadores. Em outras palavras: o ambiente que vive na imaginação dos mesmos.

4) O plano de jogo: que é o espaço que inclui o jogador e o hardware do jogo. É o espaço significativo que cria o ato de jogar.

5) O plano social: definido pela interação com outros players. O espaço onde jogadores podem – possivelmente – interagir com outros jogadores. Ou porque estão vivendo uma experiência lúdica lado a lado presencialmente ou porque estão em lugares distantes conectados em modo multiplayer.

5planes

Apesar de ser de 2008, o livro é extremamente pertinente para ampliarmos a discussão sobre game design na atualidade. Além disso, o texto é repleto de bons exemplos e – certamente – vai te ajudar a olhar o processo criativo de jogos de uma maneira diferente.

Leia uma prévia clicando aqui

#GoGamers

foto_vince

Vince Vader

Vicente Martin (@vincevader) é professor de criação digital e supervisor do departamento de criação da ESPM. Estuda, desenvolve e é apaixonado por games.

Os colunistas do Newronio são professores, alunos, profissionais do mercado ou qualquer um que tenha algo interessante para contar.