O chamado Charleston Church Massacre foi um atentado contra uma igreja localizada na Carolina do Norte, EUA com motivações racistas vindas do atirador, marcando então a discussão sobre desigualdade racial.

Por isso, a Arbella Studios decidiu produzir um documentário sobre o ocorrido chamado Emanuel, contando com a participação da atriz Viola Davis e o jogador de basquete Stephen Curry.

Nesse acontecimento nove pessoas negras acabaram sendo assassinadas durante um estudo da Bíblia, o atirador apoiava e acreditava na supremacia branca. Infelizmente apenas três vítimas sobreviveram e uma delas foi poupada pelo atirador com a justificativa de sobreviver para contar a história.

Ela é mostrada no trailer e é uma das entrevistadas do documentário, mesmo compartilhando o que aconteceu naquela noite é quase impossível entender o que ela passou. Foi algo tão trágico que quase acreditamos que é mentira.

Além dos sobreviventes da tragédia, o documentário traz também entrevistas dos familiares das vitimas. A produção também aborda a questão do perdão, é possível perdoar alguém que assassinou brutalmente um amigo ou membro da sua família?

E obviamente o racismo nos EUA é debatido, por ter sido um crime de viés racista e também por ser um país que foi marcado pela segregação racial. Mesmo depois dessa ideia ser derrubada por lei em nível federal, ainda podemos ver a desigualdade de oportunidades e qualidade de vida entre pessoas negras e brancas.

Um fato curioso é que na época que o crime aconteceu, o estado da Carolina do Norte ainda usava a bandeira dos confederados sulista na câmara legislativa do estado. Após o tiroteio, o governador retirou e ela foi colocada no museu dos confederados.

Emanuel é uma obra que te faz questionar até onde vai os limites do ódio de alguém.

O documentário está disponível no digital e Blu Ray desde o dia 15 de outubro.

futura publicitária por escolha, nerd por natureza.