Existem diretores que possuem um estilo tão único que é possível saber que uma obra é sua sem ter visto os créditos.

Essa identidade é tão forte em alguns casos que viram certos clichês do diretor e assim podem ser “aplicados” em outros contextos, enredos e filmes.

É interessante ver como, fazendo algumas alterações, obras alheias se tornam de artistas específicos. Aqui vão alguns exemplos:

SE OS INCRÍVEIS FOSSE DIRIGIDO POR CHRISTOPHER NOLAN

As histórias não lineares e os personagens com problemas transformam a animação da Pixar de 2004 em uma mistura de suspense psicológico e aventura no estilo sombrio e sci-fi do diretor.

 

SE X-MEN FOSSE DIRIGIDO POR WES ANDERSON

Wes Anderson: cores pastéis, simetria e trilha sonora hipster. X-men: mutantes, treinamentos e lutas. Misture os dois e o resultado será algo parecido com o Grande Hotel Budapest recebendo uma visita da escola do professor Xavier.

 

SE O CAVALEIRO DAS TREVAS RESURGE FOSSE DIRIGIDO POR DAVID LYNCH

Os tons escuros e atmosfera sombria já são próprias do herói morcego, mas nesse vídeo o diretor de Garota Exemplar dá aos créditos do filme um toque de suspense policial.

 

SE SCOOBY DOO FOSSE ESCRITO POR DAVID LYNCH

Qualquer um que já tenha assistido “Duna” ou “Cidade dos Sonhos” sabe como é o estilo do diretor. Complicado com explicações longas e enroladas que na maioria das vezes você só aceita sem fazer perguntas (ou acaba sem saber mesmo). Agora imagine Fred, Daphne, Velma, Salsisha e Scooby resolvendo o mistério do episódio com Lynch com roteirista.

 

SE UP FOSSE DIRIGIDO POR MICHAEL BAY

Explosões. Apenas explosões.

 

SE A LENDA DE ZELDA FOSSE FEITA PELO ESTÚDIO GHIBLI

Um dos videogames mais icônicos da Nintendo como se tivesse passado pelo túnel da Viagem de Chihiro. A ideia foi do artista Matt Vince, que criou os posters a seguir no estilo de Hayao Miyazaki.

1 2 3

A menina que não sabe o que escrever.