O debate sobre a mulher no cinema tomou a frente nos últimos anos. Protagonistas fortes como Katniss, A Noiva (Kill Bill), Merida, Sarah Connor e Rey são alguns dos nomes que tem estourado nas telas de cinema e feito muito sucesso ao representar as mulheres dentro da indústria.

No entanto, o papel da mulher dentro da indústria possui um passado oculto que nunca tomou as devidas proporções e reconhecimento. Desde grandes escândalos e denúncias como a falta de representatividade dentro de Hollywood e o teste Bechdel são exemplos de que hoje em dia é preciso apoiar e respeitar iniciativas para um cinema mais justo.

Mas, a produtora Kino Lorber decidiu reunir e restaurar a história das grandes mulheres diretoras de uma época em que o papel da mulher era secundário e basicamente nulo.

Entre 1910 e 1921 o cinema americano teve um papel muito forte como forma de entretenimento e muito das técnicas e estilos vieram das diretoras da época, mas o trabalho delas nunca foi visto com os devidos olhos.

A iniciativa do Kickstarter é um reflexo de como tudo foi bastante mascarado ao longo das décadas e está na hora de mostrar ao mundo que as mulheres merecem o holofote.

Com o pé na estrada e a cabeça na lua.