Timothy Archibald é um fotógrafo que tem um filho chamado Elijah. Quando o garoto tinha 5 anos, o pai começou a trabalhar em um projeto com ele, fazendo fotos bem simples, tiradas em casa, sem equipamentos extravagantes: ele estava buscando uma forma de construir um elo entre ele e o filho, que não compreendia muito bem.

Screen Shot 2016-10-18 at 3.58.52 PM

Aos poucos, foi postando as fotos na Internet, onde diversas pessoas tiveram contato com o trabalho, mandando mensagens a Timothy dizendo que viam a si mesmos, seus filhos, seus irmãos em suas fotos. Durante esse processo, Elijah foi diagnosticado com autismo. Apesar de ter um nome médico para o que acontecia na vida de seu filho, Timothy queria entendê-lo melhor, então continuou tirando fotos do garoto em seu dia-a-dia.

Screen Shot 2016-10-18 at 3.59.13 PM

O resultado disso está registrado no que agora será um livro chamado Echolilia. O nome faz referência a um fenômeno chamado “Echolalia”, que diz respeito a um comportamento de repetição de palavras e frases, muito comum em crianças autistas.

Screen Shot 2016-10-18 at 4.14.41 PM

Hoje, o garoto já está mais crescido e seu pai afirma que a obra está finalizada, já que seu objetivo (entender o filho), foi alcançado, mas você pode checar o projeto aqui.

Não conseguiu ser VJ da MTV.