E finalmente a polêmica do viral da Mercedes foi esclarecida. Bruno D´Angelo, diretor de criação da Today (antiga ADBAT/Tesla), e Arthur Wong, gerente de Marketing da Mercedes, estiveram hoje no auditório Kotler da ESPM para desvendar os bastidores da campanha que deu o que falar.

Depois de muito contestado e quase sempre criticado, o viral foi apresentado pelos responsáveis como um sucesso. Isso porque para eles o objetivo da campanha foi atingido. Segundo Arthur Wong, a marca Mercedes estava sendo vista como velha e até mesmo chata. Daí, o porquê de ousar: a marca precisava de uma inovação. E o “Passinho do Volante” veio como uma solução perfeita, um funk que cita os movimentos de um carro – “Girando, girando, girando pro lado, girando, girando, girando pro outro”- e é um sucesso atualmente.

Resultado: quase 3 milhões de views em uma semana, um montante absurdamente alto de mídia espontânea – mais de US$4 milhões, convertidos -, e até 4 meses de fila de espera para comprar o carro. Sim, o vídeo do novo Classe A foi eficiente e conseguiu trazer uma visibilidade muito maior do que as críticas. Para Bruno D’Angelo, essas críticas, mesmo quando preconceituosas em relação ao ritmo escolhido, não são totalmente ruins, elas trazem a defesa dos apaixonados pela marca, que agregam um valor muito alto a Mercedes.

Arthur Wong ainda reservou uma surpresa ótima para os alunos: quer novos estagiários. Aqui está o programa de estágio que ele apresentou na palestra para os interessados:

Etapas do Processo Seletivo:
• Inscrições pela Internet através do site: www.mercedes-benz.com.br
• Testes “on-line”;
• Dinâmicas de Grupo, Redação e Testes Presenciais;
• Entrevista com os Orientadores;
• Exame médico e documentação;

Números de Vagas:
• Total de 230 estagiários (renovação aproximada de 120 vagas por ano)
• Aproveitamento: aproximadamente 40 efetivações por ano

Objetivos:
• Promover intercâmbio entre Empresa e Faculdade;
• Propiciar a oportunidade a estudantes para vivenciar a prática de seus estudos;
• Atrair e desenvolver jovens talentos.

Premissas:
• Planejamento com foco nas necessidades específicas;
• Plano de desenvolvimento;
• Duração de 12 a 24 meses;
• Comprometimento e envolvimento de todos os gestores da empresa.

Estudante da ESPM e aspirante a publicitária e comunicóloga. Adora escrever qualquer coisa que não seja sobre ela mesma.