#tárolandoESPM por Igor de Abreu

Hoje vieram à ESPM Everaldo Marques e Paulo Antunes, jornalistas que trabalham para a ESPN, conhecidos principalmente por narrarem jogos de futebol americano e apresentarem o programa “The book is on the table”.

Everaldo Marques - "Eu acho que o Galvão e o Luciano são os maiores narradores do Brasil"

Everaldo Marques - "Eu acho que o Galvão e o Luciano são os maiores narradores do Brasil"

Eles deixaram claro que nos EUA é ilegal beneficiar os alunos pelo seu desempenho no esporte, mas atletas deixam de ganhar prêmios ou de estudar por receberem presentes como carros e casas. Para que o aluno possa jogar é preciso ter 50% de aproveitamento no curso, mas isso não significa que os atletas estariam prontos para o mercado caso desistissem do esporte. Paulo comenta que muitos deles fazem cursos de culinária, artesanato somente para alcançar a média necessária.

De qualquer forma é um incentivo para que haja prática esportiva e para os atletas estudarem, diferentemente do Brasil que normalmente ou as pessoas se dedicam ao futebol, em especial, ou estudam.

Paulo Antunes - enquanto seu irmão fez Harvard, o jornalista tinha 16 notas C no boletim

Paulo Antunes - enquanto seu irmão fez Harvard, o jornalista tinha 16 notas C no boletim

A outra diferença é que enquanto no Brasil apenas quatro ou cinco times tem dinheiro para investir, nos EUA esse dinheiro é repartido entre os vários times que participam do campeonato. “O que as TV’s pagam para transmitir jogos universitários nos EUA é uma fortuna e pelo fato de que esse dinheiro é distribuído da mesma maneira para 25 times, você nunca sabe o que vai acontecer” – Everaldo.

Ambos concordam que no Brasil o esporte se resume ao futebol e Paulo completou dizendo que os americanos sabem vender muito bem o esporte e que se fosse investido mais em marketing esportivo, visando introduzir outros esportes aqui, o país poderia fugir um pouco só do futebol.

"O time do Brasil é vendido como Cirque du Soleil que viaja para vender seu espetáculo, a CBF deveria fazer seu papel de outra maneira"

Everaldo Marques - "O time do Brasil é vendido como Cirque du Soleil que viaja para vender seu espetáculo, a CBF deveria fazer seu papel de outra maneira"

@NewronioESPM.

“Esperando verdade de criança.”