O design iterativo é uma metodologia baseada em testes constantes de um determinado produto, game, interface etc. O processo de iteração consiste de prototipar, testar, analisar e refinar o objeto a ser criado. No caso de um game, antes de pensar em arte, animações e sofisticação de componentes, é fundamental que a mecânica, dinâmica e funcionamento do mesmo estejam claros e aperfeiçoados.

O processo de design iterativo para games, segundo Fullerton, Swain e Hoffman (2008, p. 249) pode ser dividido em algumas fases: A) fase conceitual: consiste de gerar ideias, formalizar as mesmas e testá-las; B) fase de pré-produção: aqui as ideias são revisadas para evoluir e serem testadas novamente; C) fase de produção: o game é testado e revisado com diferentes grupos de playtesters para localizar erros finais; D) fase de garantia de qualidade: fase que antecede o lançamento onde o jogo é testado exaustivamente para ser lançado com zero erros.

A imagem a seguir ajuda a visualizar os princípios deste processo:

Iterative-design-process

Go gamers!

foto_vince

Vince Vader

Vicente Martin (@vincevader) é professor de criação digital e supervisor do departamento de criação da ESPM. Estuda, desenvolve e é apaixonado por games.

Os colunistas do Newronio são professores, alunos, profissionais do mercado ou qualquer um que tenha algo interessante para contar.