Há tanta propaganda espalhada ao nosso redor que criamos uma espécie de filtro anti-propaganda. Deixamos de prestar atenção, nos tornamos completamente não-receptivos a qualquer mensagem ao primeiro sinal de mais uma propaganda sendo empurrada para nossos olhos e ouvidos. Quem disse isso foi Martin Lindstrom, autor de A Lógica do Consumo, sobre como nosso cérebro processa imagens publicitárias.

Uma solução inteligente? Fazer com que o público QUEIRA assistir ao seu comercial. Uma peça que briga pela atenção do público, e não simplesmente pela audiência do veículo, tem muito mais chances de ser bem sucedida. Isso é chamado advertainment, junção das palavras advertising (propaganda) e entertainment (entretenimento).

Quem tem feito isso muito bem são as companhias aéreas, transformando os vídeos de informação de segurança, talvez o produto audiovisual mais tedioso do universo, em algo que todo mundo assiste na internet e ainda compartilha com seus amigos. O mais recente exemplo é da Delta Airlines, com seu comercial que relembra uma década bastante peculiar. O vídeo no Youtube já tem mais de 1 mihão de views em apenas 3 dias. É a segunda paródia da companhia para vídeos de segurança.

Vale relembrar também algumas campanhas clássicas nesse estilo, como o videoclipe da Virgin Airlines.

E também não tem como não postar o vídeo de segurança que mais fez sucesso no Youtube, An Unexpected Briefing, da Zew Zeland Airlines, que traz ao vídeo alguns personagens de uma terra bastante querida. O vídeo teve mais de 11 milhões de views em pouco mais de um ano.

Minha barba. Minha vida.