Tivemos o prazer de ter a Professora Tânia aqui na ESPM na semana passada para os alunos do ARENAS Fases 1 & 2.

Autora do Livro “Comportamento do Consumidor Brasileiro” (segunda edição, Editora Saraiva), Tânia coloca uma lupa no consumidor brasileiro, seus comportamentos, escolhas e peculiaridades o que trouxe uma visão mais aprofundada sobre assunto aos alunos.

A entrevista abaixo também tem como foco o livro recentemente lançado que apresenta ilustrações de Pedro de Luna que também esteve presente no evento.

1. Como surgiu a ideia de escrever esse livro?
A ideia surgiu ao observar que os livros adotados nas universidades eram traduzidos de livros americanos, e os exemplos dos comportamentos dos consumidores eram referentes à cultura e às condições de vida da população americana, que, em vários casos, são diferentes dos brasileiros.

2. A segunda edição do seu livro acaba de ser lançada. Conte-nos um pouco sobre essa atualização.
A atualização foi feita nos dados quantitativos das pesquisas sobre os consumidores e os dados do mercado brasileiro. Também a análise das mudanças dos comportamentos nas redes sociais. E foram incluídos dois novos capítulos: o de homens e o do segmento LGBT, visto que estes segmentos cresceram e as empresas lançaram produtos e serviços dirigidos a estes públicos.

3. A nova edição tem 1 capítulo específico ao consumidor LGBT. Como foi esse desafio?
Para analisarmos os comportamentos de consumo necessitamos de estudos acadêmicos e dados de pesquisas aplicadas. Este segmento ainda é pouco estudado e, portanto, faltam dados para analisar a diversidade de comportamentos.

4. Quais são as peculiaridades do consumidor brasileiro na sua opinião? Tem alguns exemplos?
As diferenças no comportamento dos brasileiros em relação a outras nacionalidades decorrem da nossa cultura e condições de vida, como nossos valores, hábitos alimentares e de lazer, renda familiar, religião, entre outros. Um exemplo, é a valorização da imagem corporal, o que faz com que as cirurgias plásticas sejam numerosas, assim como é o consumo de shampoos e cosméticos, tanto por mulheres quanto por homens.

5. O empreendedorismo social é seu maior campo de interesse no momento. Pode nos explicar um pouco sobre ele?
Atualmente, temos uma consciência maior no mundo sobre a exclusão e as desigualdades sociais, bem como a sustentabilidade, entre outros problemas provocados pelo modelo econômico dominante, que sobrevaloriza a maximização dos lucros. Assim, desde a década de 1990, surge a concepção de empresa social/negócio de impacto, que resgata a função social das empresas, ou seja, a empresa voltada para a satisfação das demandas sociais, especialmente dos segmentos populacionais excluídos e vulneráveis.

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Darlan Moraes Jr

Formado em Comunicação Social pela ESPM e Administração de Empresas pela PUC de São Paulo.
Foi Diretor de Criação em agências como JWT na República Tcheca, D´Arcy na Romênia, BBDO na Letônia e Rússia dentre outras. No Brasil trabalhou em agências como a McCann. Depois de 15 anos fora da pátria mãe, retornou em 2012 e hoje trabalha – através da sua empresa Nova Opção - com aproximação do Brasil, Rússia & Leste Europeu em diversos segmentos de business.
www.darlanmoraesjr.com
www.novaopcao.biz

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