O debate acerca da consciência das condições dos animais está ganhando mais e mais espaço no nosso cotidiano: questões como o vegetarianismo, o veganismo, produtos cruelty-free e adoção são assuntos que estão dominando a mídia, os textões de facebook e a boca do povo. Entretanto, apesar da preocupação sobre esses tópicos, ainda é muito comum que animais domésticos sejam comprados, não adotados e a verdade impopular sobre os animais comprados é que nem sempre a história deles é tão feliz antes da compra.

Boa parte dos animais comprados pela internet ou em lojas vêm de criadores clandestinos e, pensando nisso, a Humane Society of the United States, trabalhando com a agência Rokkan desenvolveu uma campanha tão fofinha quanto a história dos animais deveria ser: perguntaram a crianças de onde elas achavam que os cachorrinhos vinham.

A ideia da campanha era alertar os possíveis compradores de filhotes sobre as condições cruéis em que os animais criados para venda vivem, sem chocar usando imagens grotescas dos ambientes, mas ainda gerando um certo desconforto: ninguém gosta de pensar no que pode ter acontecido com seus animais queridos antes de serem acolhidos e amados em seu lar.

Assim sendo, antes de começar a falar sobre os problemas reais e desconcertantes, o video cria um clima feliz e infantil, falando de mundos divertidos cheios de cachorros alegres. Imaginar que essa realidade pode ser tão distante quanto a possibilidade de seu animal ter nascido e passado seus primeiros dias num ambiente aconchegante como a casa que ele tem agora é no mínimo perturbador.

São campanhas como essa que mostram o potencial criativo e o novo apelo que campanhas de conscientização ainda podem ter. Até por ser mais “fácil de engolir”, esse tipo de campanha cria um grande vínculo com o espectador e ele se sente mais à vontade para compartilhar e revê-las: afinal, quem não sente empatia por cachorrinhos e crianças sonhadoras?

Não conseguiu ser VJ da MTV.