Atualmente, 50 anos depois de sua primeira camisa vendida, a Ben Sherman está resgatando um universo masculino esquecido. Mergulhando no passado, lembramos que décadas atrás homens não apenas cobriam seus corpos flácidos e peludos com os panos mais confortáveis que pudessem encontrar, homens que cuidavam de sua aparência não eram metrossexuais, eram apenas homens que cuidavam de sua aparência.

Em meio essa sociedade pseudo largada que se preocupa tanto com a aparência do próximo, estão ressurgindo valores, o passado nos rodeia e nos acolhe. Suprindo essas tendências, não só a Ben Sherman, mas também empreendedores brasileiros estão em busca de resgatar esses tais valores masculinos, como no caso da rede de barbearias Nove de Julho, que trazem a São Paulo os velhos modos de barba feita com navalha e toalha quente.

Um pouco mais amplamente, a camisaria inglesa está usando do mundo moderno para expor seus moldes do passado. Essa semana foi lançado o Tailoring Journal (Revista de alfaiataria), que pode ser recolhido em qualquer loja da marca nos Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha (ainda não contamos com nenhum exemplar no “terceiro mundo”), essa revista trás matérias voltadas para a moda masculina, a volta da alfaiataria, etc. Para moradores de terras mais remotas, como eu, foi criado um portal com muita informação bacana, desde como escolher a gola certa para sua camisa, ou como comprar um terno, além de dicas para barba, etc.

Além do Tailoring Journal, a Ben Sherman lançou um livro chamado 50 years of british style culture, escrito por Josh Sims, que documenta cinco décadas de moda, música e política na Inglaterra, tudo isso somado a uma web série chamada Conversations in modernism, que coloca frente a frente profissionais de diferentes áreas debatendo sobre: O que é o modernismo para você? – e o que é bem bacana, são as ocupações dos participantes que variam entre fotógrafo, músico, alfaiate, dono de uma loja de lps, etc.

Portanto, se você quiser abandonar sua bermuda cargo camuflada e seu crocs, agora já tem pra onde correr e dar um tapa no visual.

 

Estudante de publicidade, música, fotografia e das coisas boas e ruins da vida.