Conhecido como Brandalism ou Jamming Culture, uma critica social às grandes marcas e propagandas. Com o pressuposto de não destruir, indo contra a palavra vandalism, mas sim modificar as campanhas veiculadas na rua, a mensagem a ser passada por esses artistas está em mostrar que nosso cotidiano foi tomado por completo pela cultura do consumismo e é preciso encher esses anúncios com uma realidade.

No entanto, o Brandalism surgiu no ano de 2012 no Reino Unido e então os grandes outdoors e relógios de rua estavam à salvos no passado? Muito pelo contrário, pois o grupo americano Truth In Advertising já enchia as ruas de Santa Cruz, California, em 1980, com denúncias sobre marcas com produtos nocivos e até campanhas sexistas.

f6b239ee45e2dcc38197538e37abc2a6482d87a4355f5416c88c2103c859925c

Diferente do grupo britânico que hoje só precisa de um photoshop e uma bela gráfica, o TIA, como eles assinavam as obras, fazia todo o papel suado de pintar as campanhas, colocar novos posteres e colar tudo na madruga antes que a polícia viesse para prendê-los. O primeiro a começar o projeto foi Bob Stayton e ele mesmo afirma que ao longo dos anos foram inúmeros colaboradores ao ponto de não conseguir lembrar de todos, pois as obras tomaram proporções gigantescas ao ponto de aparecer do outro lado do país sem ele ter anúncio prévio ou qualquer forma de contato com esses outros artistas.

c2d931065d351e4fc9908cbfe9d00f0259b592e939c81e9cf0647b5f0ccce47d

Para ele o mais difícil era conseguir imitar por completo as fontes dos anúncios, uma vez que não havia nenhum arquivo com as fontes salvas, dessa forma tudo era feito a mão, ou seja, nada de Dafont ou Typekit.

Confira o trabalho do antes e depois abaixo.

d6da15df31a02ed5d9436463da7afb5c2c3b2240ce05b6da5d83a0c0cbcd8f80

 

10dfced187ae921644ce63eebc7662c8c894308ac992264ce6668949b5bbaf1d
e26dfe586a4845fbb8ca1c63fcfb3e4fd9287d55574b143488dd1c7698a5f74b
7bf6015da65fa0d0a92676854e11d1e3301966f9c00f0f6f3fcee9a329392b6b
2183378993a43a3ae3cb94360da2a6edffbf7ad638f89c319df387db56dae5a2
0ad0948a085b1c9626704db4722ba7f7b2ba4a5d87e8ae20edf7722fdb77e3ed
ca4b551a6feb807385b71f320874b73d1fa04d7410fa242b815fc135296ed160

Com o pé na estrada e a cabeça na lua.