Você tem perfil no Facebook. Seus amigos também. E até a sua avó! Então qual a diferença entre vocês e os criminosos que expõe seus estilos de vida através de fotos e postagens? Apenas uma: você não é procurado pela polícia.

Pode parecer brincadeira, mas o novo canal de ostentação dos traficantes e membros de facções criminosas é o Facebook. Na rede, usuários que se dizem membros de organizações como a “Terceiro Comando Puro” postam fotos com fuzis, joias caras e maços de dinheiro.

A utilização da plataforma parece lógica e coerente, afinal todos nós usamos o Facebook para autoafirmação. Porém, na tentativa de marcar território, os membros das facções acabam fornecendo valiosas informações e provas para a polícia – é o caso de Lucas Jorge Silva de Araújo, que foi preso em 2012 após postar fotos com armas de fogo.

12280121

Porém, nem tudo é em tom de guerra. Apesar das ameaças aos rivais e da ostentação, usuários como Dennis da Serrinha, que é membro do TCP, não perdem a oportunidade de demonstrar sua crença em Deus, seus arrependimentos e neste caso, a “mais linda história de amor” através de fotos e declarações para a namorada, que retribui o sentimento em seu próprio perfil.

Captura de Tela 2014-03-24 às 17.36.19 Captura de Tela 2014-03-24 às 17.37.04 Captura de Tela 2014-03-24 às 17.38.43

in-photos-the-social-media-of-brazils-gang-wars-article-body-image-1395351199

in-photos-the-social-media-of-brazils-gang-wars-article-body-image-1395351358

Para os aspirantes a Dennis, cada post, cada um de seus vídeos no YouTube e cada foto revelando detalhes de seu estilo de vida são seguidos fielmente. É quase um reality show para aqueles que procuram status – de qualquer tipo.

Mas, será que podemos criticar os fiéis seguidores de Dennis? Eles são os únicos a venerar a ostentação, o ócio e a falta de instrução? Ou a estimular o luxo como consequência de atividades duvidosas?

Afinal, mesmo sem metralhadoras e ameaças de morte, programas como o Big Brother Brasil também conseguiram chamar atenção pela fantástica transformação do ócio em conteúdo, numa casa em que a guerra é, na verdade, contra a racionalidade.

#DennisNoBBB

Não perturbe.