O cultuado livro de Stephen King acaba de ser adaptado uma segunda vez para o cinema, finalmente os fãs de King podem contar com um longa digno da obra original. Inicialmente com 50-60 milhões como previsão de arrecadação, It já faturou mais de $100.000,00 logo nos primeiros dias, se configurando como a maior estreia de um filme de terror na história. Não demorou para que as produtoras Warner Bros./New Line dessem carta branca para que o diretor Andy Muschietti conte a segunda parte da história do “Losers Club” contra o palhaço Bingo Pennywise, agora com os personagens adultos.

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É incomum que um filme de alta classificação indicativa alcance os números de It, ainda mais para o gênero do terror. Boa parte desse sucesso deve-se ao marketing proposto para o longa, que de nostalgia à imersão, conseguiu captar e intrigar não apenas os fãs de King e de terror.

No primeiro trailer divulgado, é notável a semelhança com a série Stranger Things e isso não acontece à toa. Ao vermos um grupo de crianças investigando um mistério na melhor da ambientação oitentista, é chamativo para o público se juntar ao Clube dos Perdedores para resolver o mal que assombra a cidade. Sem esquecer os fãs do livro original e das produções dos anos 90, a frase “You’ll float too” (presente em quase todas as peças de divulgação) também foi importante para o sucesso do longa, sendo capaz de ser suficientemente misteriosa para os novos espectadores e comunicar profundamente com os conhecedores da trama.

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A experimentação também foi fundamental para a arrecadação de It e a fim de proporcionar a maior imersão possível para os espectadores, o estúdio escolheu três ativações para a divulgação: física, online e realidade virtual.

Sem dar spoilers graves, o endereço “29, Neibolt Street” é fundamental para a trama. Para reforçar essa ideia, a casa mal-assombrada do endereço foi reconstruída detalhadamente em Los Angeles pela agência out-of-home Grandesign. Por meio de reserva online, as pessoas poderiam andar pela casa, guiadas pelo personagem George, a criança de casaco amarelo cuja morte é o motor do interesse dos garotos  na trama. Outras ações físicas também foram realizadas. Em parceria com a Impermanent Art, diversos outdoors foram expostos pelas ruas norte americanas durante as comic cons.

Para quem não pôde ir à Los Angeles, a Warner garantiu que a experiência na pele de George pudesse ser vivenciada por todos. Para isso, a SunnyBoy Entertainment criou It: FLOAT. Inicialmente exposto na San Diego Comic Con, o espectador poderá andar pelas ruas de Derry acompanhando George e seu encontro com Pennywise. Ademais, o site do filme propôs três experiências dentro da cidade de Derry, “Enter the Sewer Game”, “The Losers Club” e “Escape Derry”.

Todas essas ações foram muito efetivas, segundo o próprio estúdio, o sucesso do filme é evidente e pode ser conferido na maioria dos cinemas do país.

Crítico mirim, desenhista amador, escritor júnior e futuro diretor (se tudo der certo).