Você provavelmente já deve ter ouvido sobre o acontecimento do ano no mundo contemporâneo da artes plásticas.

Sim estamos falando do Banksy, o artista (ou os artistas) desconhecido que planejou a autodestruição de uma de suas próprias obras, logo após ela ser leiloada por mais de 1 milhão de libras.

O acontecimento foi uma crítica a artificialidade dos leilões milionários de obras de arte que tentam vender pinturas como a do Banksy, que são feitas para passar uma mensagem ao público e não decorar a casa de um ricasso.

Mas mais legal que ver uma obra de mais de 4 milhões de reais sendo picotada lentamente. É ver a marcas, colunistas, e até museus que se aproveitaram do hype e criaram memes com a sua própria versão do acontecimento.

O primeiro deles foi o McDonald’s.

O anúncio criado pela DDB de Viena aproveitou o fato da arte ser transformada em tirinhas para representar outras tirinhas famosas: as das batatas fritas do McDonald’s.

A famosa loja de móveis Ikea da Noruega, que também não quis ficar pra trás. Postou no seu Instagram um DIY com produtos da loja para você que quer ter seu próprio quadro destruído em casa.

Fora todas as paródias que estão circulando nas redes sociais. Dá uma olhada em algumas:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Se Banksy queria chocar o mundo, ele conseguiu e uma prova disso são as reações na internet. A obra “Ballon Girl” meio destruída meio inteira, que antes valia muitos milhões agora com certeza vale mais ainda.

Pelo menos a mensagem foi dada e a gente adorou.

Pareço descolado, mas vou dormir depois da novela.