Hoje o espaço vai para minha talentosa amiga Alessandra De Laurenza, que passou mais de uma década na Itália e retornou com uma bagagem online muito interessante.

Tanto que escreveu o livro Eu.com (leia mais abaixo). Aqui uma entrevista com ela, falando tanto do livro como da importância da vida digital para as empresas.

– Antes de falarmos sobre o foco principal da entrevista – a importância da presença digital para as empresas – fale um pouco do curso que você fez na Itália focado no mundo digital.

Morei 12 anos na Itália onde trabalhei em agências de publicidade e escritórios de design. Tive a oportunidade de fazer o primeiro curso totalmente voltado para a cultura digital na Universidade Federico Secondo, em Nápoles. O curso dura 3 anos e forma um sociólogo da cultura digital. Para saber mais sobre o curso acesse o link: http://bit.ly/1SCiUZb

– Na sua opinião as empresas em geral no Brasil têm usado os canais digitais de forma satisfatória?

As empresas hoje têm uma grande oportunidade de criar uma relação direta e transparente com o seu público através da internet. Vejo que muitas empresas brasileiras utilizam esse espaço de forma inteligente usando os canais digitais, como as páginas oficiais do Facebook por exemplo, para criar engajamento com os próprios usuários das comunidades virtuais de marcas, melhorando a relação com os próprios clientes. Focando especificamente no Facebook, a página oficial da marca deve ser a janela da empresa no cyberspace, o lugar virtual onde marca e consumidor se encontram. Algumas empresas porém usam de forma errada a página do Facebook permitindo que funcionários postem conteúdos desinteressantes e pessoais como por exemplo: “Quemmmm em plena sexta feira , final do expediente na firma , perde a chave da moto ???? Meu Deus dai-me juízo !!!!!” Foi um post de um funcionário da página do Brasil de uma grande multinacional muito conhecida.

– Se você tivesse que fazer uma rápida lista de ´do´s´ and ´dont´s´ para o comportamento digital de uma empresa, qual seria?

Começando com o “O que fazer”, estimule o consumidor a participar do seu canal digital, seja ele Facebook, Twitter ou Instagram, criando situações para que ele participe e compartilhe seus conteúdos, fazendo perguntas, pedindo opiniões sobre seu produto, postando questionários de escolhas múltiplas etc.. Lembre-se que as imagens geram maior engajamento do que textos. Seja gentil com seu público, respondendo perguntas, agradecendo, oferecendo ofertas e descontos isso vai fazer com que ele se sinta especial. Desenvolva um tom homogêneo em todos os canais, pois sua identidade corporativa tem que ter coerência no tom escolhido nas várias redes sociais. Por fim, pense Mobile! Uma boa parte dos seus fãs vai ler seus post e atualizações no celular, portanto quando for desenvolver a comunicação pense sempre em quem vai te seguir pelo mobile.

“O que não fazer”

Não exagere na quantidade de posts na sua página, muitas empresas que têm presença no Facebook se perdem um pouco na quantidade diária de posts. É melhor postar menos e focar na qualidade, prestando atenção em não postar somente mensagens promocionais. Deixe que os seus seguidores compartilhem de forma espontânea os seus conteúdos, e evite atualizações de estado muito longas, chatas e redundantes, ninguém vai querer ler ou interagir. Não exclua nunca um comentário negativo, admitir os próprios erros é melhor do que escondê-los.

Escolha com cuidado as imagens que você vai colocar na sua timeline e evite colocar muitas, não tem coisa mais chata do que ter a própria timeline invadida por muitas imagens sem muito significado de páginas de empresas que seguimos, como por exemplo fotos de gatinhos ou bebês sorridentes que não têm nenhuma ligação com a imagem do seu produto.

Quais são os casos mais emblemáticos de empresas que você pode citar como referência em presença digital? Cite uma, presente no Brasil, e outra do exterior.

Gosto muito da imagem da Havaianas. Começando pelo site muito bem projetado, fácil de procurar o produto, comprar e pagar, usabilidade 10! As descrições dos chinelos são bem detalhadas o que ajuda com que o site tenha um bom posicionamento nos resultados do Google. A Havaianas tem presença em todos os canais, respondendo perguntas e críticas, principalmente no Twitter que serve como um customer service.

Uma outra marca que eu gosto muito é a marca “Pupa Milano”, de make-up italiana que soube usar os canais digitais de forma original e interativa. Pupa focou muito da sua estratégia digital na criação de tutoriais em seu canal do Youtube, feito por maquiadores famosos que explicam passo a passo como se maquiar promovendo dessa forma seus produtos.

O site é riquíssimo de informações com um blog interno de estilo de maquiagem, uma parte dedicada a vários tipos de tratamentos estéticos da marca e também a Pupa Nail Academy”, escola de manicure fashion. A grande força de Pupa são as suas fãs que são super fiéis e a comunidade que se criou na página do Facebook onde elas trocam dicas de beleza conversam sobre os produtos Pupa e sobre os tutoriais.

Mudando do lado corporativo para o lado pessoal, fale um pouco para gente do seu livro EU.COM lançado recentemente pela plataforma de crowdfunding Bookstart?

No final do curso na Itália eu fiz um trabalho sobre Personal Brand online explicando passo a passo como desenvolver o seu próprio “self digital”. A minha ideia era desde o início, chegar no Brasil e escrever em português um manual para as pessoas que não possuem um alto nível de alfabetização digital conseguirem criar uma presença online. O livro Eu.com é o resultado de uma campanha de crowdfunding lançada pela Bookstart, primeira plataforma de financiamento coletivo voltado para o mercado editorial no Brasil. No livro eu explico tudo, desde que foto colocar no Facebook até como proteger a sua imagem de roubos de identidade, como escolher o melhor canal digital para se promover e o que é muito importante, dou um pequeno guia de etiqueta online, a netiquette. O livro tem uma linguagem simples de entender, minha mãe leu e entendeu tudo!

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Darlan Moraes Jr

Formado em Comunicação Social pela ESPM e Administração de Empresas pela PUC de São Paulo.
Foi Diretor de Criação em agências como JWT na República Tcheca, D´Arcy na Romênia, BBDO na Letônia e Rússia dentre outras. No Brasil trabalhou em agências como a McCann. Depois de 15 anos fora da pátria mãe, retornou em 2012 e hoje trabalha – através da sua empresa Nova Opção - com aproximação do Brasil, Rússia & Leste Europeu em diversos segmentos de business.
www.darlanmoraesjr.com
www.novaopcao.biz

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