Essa semana a Bolthouse Farms, marca americana que estampa cenouras, orgânicas e congeladas, molhos para salada e até bebidas engarrafadas dos mais diversos tipos (com proteína, smoothies, sucos,  café gelado), lançou o Food Porn Index. É uma plataforma online para acompanhamento de, como diz o nome, Food Porn; aquela mania das redes sociais de se postar fotos de comida. O site acompanha referências a diversos tipos de comida e suas menções, tudo em tempo real como todo bom Big Data.

foodporn2

Além disso, cada item (batatas, framboesas, pizza ou hamburger) tem seu próprio jogo interativo, que ao melhor estilo Useless Web, prende o usuário com pequenas ações pouco úteis e bastante bobas que impelem o usuário a clicar na próxima delas. É incrível que só agora as marcas começam a perceber o poder que essas pequenas animações e/ou coisinhas em flash têm entre as pessoas.

Tudo isso para lançar a ideia de “Comidas saudáveis X Comidas não-saudáveis”, pois as primeiras são, segundo os dados apresentados, muito pouco presentes nas redes sociais. Toda a ação é voltada para mudar a forma com que as pessoas postam e enxergam as comidas saudáveis, a fim de tornar o mundo um lugar mais saudável (afinal, alguém tinha que achar que atingir a marca de 1 bilhão de pessoas acima do peso no mundo é um dado catastrófico).

foodporn1

 

Curioso pensar que uma empresa que produz quase todos os seus produtos com vários sucos concentrados e têm nomes incríveis como Salted Caramel Latte aparece em defesa dos cogumelos, brócolis, batatas e beterrabas. Mas, com certeza, o resultado é divertidíssimo e mostra uma forma interessante de se aproximar Big Data com o grande público.

Minha barba. Minha vida.