Algumas marcas levam realmente a sério esse negócio de diferentes meios e formas alternativas de se comunicar. Juntando isso a uma verba de comunicação que até parece ilimitada, surgem aquelas empresas que poderiam ganhar o prêmio de mais comunicativa da parada.

Neste post vou juntar as mais variadas ações do Burguer King que eu achei pelas entranhas do mundo virtual. Comecemos pelo vídeo “Have it your way” que reflete o conceito da empresa de você poder montar seu sanduíche. Dessa eu não vou falar muito, já que dá pra ler em um post aqui feito pelo Luiz.

A Burgue King faz freqüentemente vídeos que são lançados na internet. Alguns deles não dá nem para diferenciar se são somente virais ou comerciais de TV. Para fazer uma série, que está disponível no  canal da Burguer King no youtube, a empresa contratou Seth MacFarlane, o criador das geniais séries “American Dad” e “Uma Família da Pesada”.

Ainda em relação a vídeos, a empresa fez uma ação pegando carona no sucesso da banda americana Jonas Brothers. Nele, o “The King” (o Ronald McDonald da concorrente) acompanha os jovens numa turnê.

Outra ação que aconteceu em novembro em Chicago e em Orlando foi quase que uma caridade. A empresa espalhou por aí 5000 carteiras com gift cards e… dinheiro! Quando o felizardo abria, via a mensagem: “Attention would-be good samaritan! Don’t worry about lost & found. The King wants you to keep this wallet and everything in it.”

No começo do mês a rede de Fast Food lançou a Burguer King Studio. Através dessa plataforma as pessoas podem customizar blusas com a marca, fazendo, acredito eu, a mais interativas de suas ações. O consumidor vai atrás do site e interage com a marca por simples e espontânea vontade.

Por último, a ação que causou mais polêmica. A Burguer King quer ir atrás dos “Whooper Virgins” ao redor do mundo. Essa nova classe seria composta de pessoas que nunca experimentaram o mais famoso sanduíche da rede de fast food. Acontece que, como muitos já falaram por aí, a campanha pode ser um pouco ofensiva, já que estas pessoas, muitas vezes, não têm o que comer e ainda estão sendo “vítimas” de uma campanha.

Bom… com certeza essas são somente algumas ações da Burguer King. Se você souber de mais alguma para completar nossa coletânea, deixe um comentário. Hasta!

Update

Para aumentar nossa coletânea, vai aqui o vídeo de outra ação do Burguer King. Muito mais que fazer um advergame, a empresa criou um game e colocou à venda, fazendo com que esta a rede de fast food ganhasse GP Titanium em Cannes 2007.

Marcela Alvarez, 04 de dezembro às 18h 11min.