O comercial da Coca-cola “America is Beautiful” deu muito o que falar. O filme mostra a patriótica “America is Beautiful” sendo cantada por pessoas de várias etnias que moram nos Estados Unidos. Só que com um detalhe: cada uma em sua própria língua. Fora do país, a beleza, tanto visual quanto da mensagem, gerou uma recepção muito positiva. Já nas terras do Tio Sam, a história foi um pouco diferente.

A peça foi elogiada por muitos, que gostaram da visão realista e ao mesmo tempo bela da diversidade. Mas também houve aquela horda de haters que, munidos de seus erros gramaticais e conceituais (a música mencionada como um hino do país ou “americano” como a língua oficial do país) despejaram uma enxurrada de ofensas e comentários xenófobos. Muitos desses comentários, a maioria via Twitter, parece reforçar o estereótipo do americano comum, ignorante e patriótico em excesso. Algumas críticas dignas de atenção são aquelas de membros das etnias retratadas, que se sentiram ofendidos por terem sido retratados como não letrados na língua inglesa.

O buzz já está esfriando e já podemos relaxar com isso. Tanto que as paródias já começaram a aparecer, como essa genial do Garlic Jackson Comedy.

Minha barba. Minha vida.