Uma das coisas com as quais as marcas sempre têm que se preocupar é se seus comerciais estão incluindo todo o público, que é diverso em vários aspectos. Pensando nisso, a Coca-Cola, que é uma marca que há muito tempo assume um papel importante no que diz respeito a inclusão, trouxe um novo filme comercial que celebra a união entre a cultura muçulmana e a ocidental.

Atualmente, os muçulmanos estão jejuando, cumprindo a tradição do Ramadã, que é o mês mais importante do calendário islâmico. Durante este mês, uma das principais mudanças de hábito dos praticantes da religião é jejuar do nascer do sol até o poente, como forma de reflexão espiritual e educação do corpo e da mente para vencer as vontades mundanas.

Para celebrar uma tradição tão bonita e tão importante para essa cultura, a Coca-Cola mostrou em seu filme, intitulado Sunset, uma mulher muçulmana vivendo durante o mês de Ramadã:

No filme, esta mulher passa por várias pessoas que a criticam pela sua religião, mas no fim ela se conecta com outra mulher que oferece a ela uma Coca-Cola, e aguarda pacientemente para que o sol se ponha para que possam compartilhar o Iftar — a primeira refeição após o por do sol, tradicionalmente simbolizada pela união e o fortalecimento de laços.

O comercial termina com uma linda mensagem: “o que nos une é maior do que nos divide”. Além disso, é regido pela música I’d like to buy the world a coke, de um dos filmes comerciais mais famosos da Coca-Cola, de 1971, que traz a mesma mensagem de harmonia:

Assim, é possível ver que a Coca-Cola sempre esteve um passo a frente quando o assunto era inclusão do público em suas propagandas — inclusive quando é possível juntar a inclusão a filmes que aquecem o coração.

eu toco teclado numa banda chamada internet.